Espaço geográfico contemporanêo

Páginas: 6 (1339 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
DCHL - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS
A FORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO MUNDIAL
SALVADOR - BAHIA
2014

DCHL - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS
A FORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO MUNDIAL
Trabalho apresentado à disciplina Geografia como avaliação parcial da Iª Unidade.
SALVADOR – BAHIA
2014 A ORDEM ANTERIOR
Ocorreu durante a segundametade do século XX – mais precisamente de 1945 até 1991 –,  na qual existiam duas grandes potências mundiais (ou superpotências, como eram chamadas) que disputavam  a Hegemonia ou supremacia internacional: os Estados Unidos da América e a então União Soviética. Os Estados Unidos eram considerados o representante do capitalismo, da economia de mercado, e a União Soviética era a representante doantigo mundo socialista, ou dos países com economia planificada. Essas superpotências tinha uma enorme influência sobre o restante do mundo, pois dispunha de um enorme poderio econômico e militar tinham tropas e instalações militares espalhadas por todo o globo (os Estados Unidos ainda têm), etc. 
A EVOLUÇÃO DESSA ORDEM
Com as perdas entre os países envolvidos na segunda guerra mundial houveram,várias descolonizações devido a esse enfraquecimento gerado pela guerra. Como exemplo, temos a independência da Índia e do Paquistão (1947). Além é claro, devemos destacar a primeira independência da África negra, que foi Gana em 1957. Com isso, temos a formação do terceiro mundo, que e organiza politicamente mesmo tendo muito domínio em relações políticas na conferência de Bandung, na Indonésia.Sob a vigia Norte Americana, entretanto, são criada organizações regionais para que nenhuma forma de influência socialista. Como exemplo de organizações, temos:
OEA: Organização dos Estados Americanos (1948);
Liga Árabe (1945);
ASEAN: Associação de Nações do Sudeste Asiático (1967);
Com a crise do petróleo no inicio da década de 70, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo,1960), foi bastante reforçada já que essa matéria prima era utilizada como arma política. Porém, apesar de haver o mesmo interesse se tratando do poderio adquirido com o “ouro negro”, existiam orientações políticas variadas mesmo com o predomínio das doutrinas capitalistas.
O MUNDO SOCIALISTA EM EXPANSÃO
Apesar das pesadas consequências da 2ª Guerra Mundial, a URSS entrou rapidamente num período derecuperação e desenvolvimento da sua economia, contanto para isto, com as matérias-primas e as infra-estruturas dos países Europeus do Leste.A URSS e os países da Europa de Leste recusaram a ajuda dos EUA, constituindo em 1949, uma organização de cooperação econômica, o COMECON (conselho de Assistência Econômica Mútua). Com o fim da 2ª Guerra mundial, a expansão do socialismo ultrapassou asfronteiras da Europa e novos países passaram a adoptar sistemas socialistas, chegando à China com a Revolução Comunista de Mão Tsé-Tung, à Coreia do Norte e à Indochina. Oito Países europeus tornaram-se socialistas. No início da década de 1960, Cuba tornou-se o 1º país latino-americano a aderir ao bloco liderado pela URSS, que superou a devastação provocada pela guerra, mantendo os mesmos princípiosanteriores a 1939. Não houve ruptura no campo político e social, apenas a partir de 1953, com a morte de Estaline haveria alterações. Em 1956, Kruschev, secretário-geral do partido comunista, fez ataques a Estaline em relatório lido no 20º congresso. A crítica estimulou a abertura política.
A RUPTURA DA ORDEM MUNDIAL ANTERIOR (1989/1992)
As Revoluções de 1989 ou Queda do Comunismo foi o nome dado auma série de revoltas que aconteceram em poucos meses na Europa Central e Oriental que resultou da derrubada do modelo soviético dos Estados Comunistas.
A grande parte das revoltas desse período foram pacíficas, começaram pela Polônia, e ocorrendo também na Hungria, Alemanha Oriental(onde houve a queda do muro de Berlim), entre outros. O único país do bloco leste que derrubou o regime...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o espaço geografico
  • Espaço Geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço Geográfico
  • espaço geografico
  • Espaço geográfico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!