Espaço educativo da educação infantil atuação do professor e sua prática docente

Páginas: 6 (1410 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
ESPAÇO EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Atuação do Professor e Sua Prática docente

1. INTRODUÇÃO

Quando se propõe a trabalhar com crianças, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que seencontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Isto é considerar a criança como um ser atuante, como alguém que pode e não como alguém que por ser criança não tem voz. Com isto, a prática educativa deve buscar compreender um ensino que alcance esses objetivos, onde valorize esses aspectos da infância a partir de uma nova perspectiva de reconhecer a criança como produtora e não comosomente produto a ser formada. A concepção da criança como um ser particular, com características bem diferentes das dos adultos, e contemporaneamente como portador de direitos enquanto cidadão. A criança tem que ter a oportunidade de "ser" no presente para "ser" no futuro. E um dos objetivos que os referenciais curriculares (1998) colocam é a criança desenvolver sua independência, a confiança emsuas capacidades (p.63).

2. DESENVOLVIMENTO

Analisando as concepções dos referenciais vemos que este apresenta aspectos de valorização à infância na qual a criança é compreendida como alguém atuante, que possui uma cultura, um jeito de ser próprio. Embora existam situações na qual o modelo antigo de ensino ainda muitas instituições de ensino ainda tratam as crianças como “pequenos adultos”que necessitam de ser educados e treinados como robôs. Mais isto vem mudando atualmente à discussão vai muito além dessa análise simplificada. A importância do cuidar e do educar, de acordo com as novas diretrizes, devem caminhar juntos. Percebe-se nos dias de hoje e apoiado nos paradigmas emergentes da complexidade (DEMO, 2002; MORIN, 2002) e da visão sistêmica relacionada ao ser vivo (CAPRA,2001; CAPRA, 2002; MATURANA & VARELA, 2001), o indivíduo como ser global, não fragmentado e não linear, em todos os momentos e em todas as situações, ou seja, cuidar e educar, contemplando de forma democrática todas as diferenças e, ao mesmo tempo, a natureza complexa do indivíduo. Plenamente entendidas e aplicadas, o cuidar e o educar caminham simultaneamente e de maneira indissociável,possibilitando que ambas as ações construam na totalidade, a identidade e a autonomia da criança. A ação conjunta dos educadores e demais membros da equipe da instituição é essencial para garantir que o cuidar e o educar aconteçam de forma integrada. Essa atitude deve ser contemplada desde o planejamento educacional até a realização das atividades. Segundo os PCN a relação entre educar e cuidar sãoindissociavéis, pois é imprecindivel para o aprendizado que em antes de tudo o aluno seja envolvido por um cuidado de brincadeiras de carinhos constantemente para que assim possa a educação infantil tornar-se acessível a todas as crianças.
“As instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais einstituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores”. (PCN Vol.1 1998). Trabalhando o cuidar e o educar de forma indissociável terá o melhor rendimento de nossos alunos principalmente se o professor trabalhr de forma planejada buscando o melhoramento diário de suas atividades desenvolvidas, pois o agir pedagógico deve atender às reais necessidades das crianças, deveser criativo, flexível, atendendo à individualidade e ao coletivo. Será o eixo organizador da aquisição e da construção do conhecimento, a fim de que a criança passe de um patamar a outro na construção de sua aprendizagem (OSTETTO, 2000). Pensar sobre isto implica reinventar o espaço de salas para que neles se dê as interações do sujeito com o mundo físico e social, o educador que tem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formaçãode professores: teoria e prática docente na educação infantil
  • O espaço educativo a educação infantil
  • O espaço educativo na educação infantil
  • O ESPAÇO EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação Infantil e seu espaço educativo
  • Educação Infantil
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS ESPAÇOS EDUCATIVOS
  • Organização do espaço educativo na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!