Esp Cie De Cooperativa Sociedade Surgimento E Conceito Hit Rico

1766 palavras 8 páginas
Surgimento e conceito histórico e princípios das cooperativas

A cooperativa surgiu no período da antiguidade, porem no Brasil teve um avanço com a lei do cooperativismo 5.764/7,1 tendo como base sete princípios fundamentais:

Autonomia da vontade,
Gestão democrática dos integrantes,
Participação econômica dos membros,
Independência,
Formação
Educação,
União de esforços entre cooperativas e interesse na comunidade.

Sobre os princípios acima citados, destacamos o principio da autonomia da vontade, sendo a base para as cooperativas. Os indivíduos capazes de contribuir com os serviços oferecidos poderão ingressar ou desligar-se de modo voluntariamente, não sendo obrigada sua permanência.
O nome cooperativo tem a definição “operar juntamente com alguém” esta relacionada com pluralismo de pessoas. O cooperativismo esta ligado com o direito comercial, em que as pessoas físicas contratantes se pactuam a comprometerem a colaborar com bens e serviços para a execução de atividade econômica de empenho comum interno na sociedade, sem escopo vantajoso.
Sendo que na sociedade cooperativa, seus associados têm a obrigação de cooperar com bens e serviços para o exercício de uma atividade econômica de aproveitamento comum, não tendo como objetivo o lucro. Porem suas intenções deverá esta voltada à prestação de serviços e benefícios aos seus membros.
O cooperativismo tem a política que uns cooperam e os demais e a sociedade age como a mera facilitadora da acomodação ao mercado dos bens e serviços individuais dos cooperados.
No entanto, as cooperativas têm a classificação como sociedades simples e de pessoas, com apoio jurídico diferenciado em relação às demais, de natureza civil, constituídas com a função primordial de união de esforços entre os contratantes para a facilitação de acesso a execução de determinada atividade.
A Lei das Cooperativas vem sendo tratada no artigo 1096 do Código Civil, sobre à dependência das disposições referente às sociedades simples, tendo

Relacionados