Espírito santo

Páginas: 7 (1579 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
Vila Velha ontem e hoje

Vila Velha na década de 50:

"O Rio da Costa, serpeando próximo às casas, em busca do mar, entre o morro do Convento da Penha e o Moreno, até a Barrinha, alimentava o povo de peixes, siris, caranguejos, canivetes, camarões, berdigões e outros frutos do rio, muito rico em sustentar o manguezal totalmente desaparecido, enquanto o caudal de água doce se viu reduzido,hoje, ao valão da terceira ponte. Mudou-se a paisagem, mudou o nome, mudou-se o costume, mudou-se o rio que já não é."

A escritora Anna Bernardes da Silveira Rocha, em 1990, no prefácio do livro "Vila Velha de Outrora" (de Maria da Glória de Freitas Duarte).

Enchente de 1960; a água vinha do Rio Jucu e alagava simplesmente todo o município, excerto a parte alta, onde é o centro e a Prainha:Vila Velha é a cidade mais antiga do ES, com 406mil habitantes também é a mais populosa. É vizinha à Vitória (ligada por 3 pontes) e são chamadas de "Cidades Gêmeas" por estarem tão próximas e serem tão parecidas.
Possui um pequeno mas riquíssimo sítio histórico, um belo litoral de 32km, o maior polo de confecções do ES (bairro da Glória, onde tem a fábrica da Chocolates Garoto), o MuseuFerroviário que tem a maior maquete de ferrovia da América Latina, hotéis de excelente categoria (um resort que começará a ser construído) e uma área rural desconhecida
Como era Vila Velha

A cidade de Vila Velha tinha ruas estreitas, arenosas. Não possuía calçamento, nem rede de esgoto, nem água encanada. A água era recolhida no chafariz da fonte de Inhoá, perto da igreja do Rosário.
Era de lancha oude barco que se ia de Vitória a Vila Velha. O desembarque se dava no cais dos Padres. O cais ficava diante da entrada velha do convento da Penha. Nessa época nem sequer havia o bonde ligando Vila Velha a Paul. O bonde só começou a circular a partir de 1912.
Os moradores de Vila Velha habitavam casas simples e todos se conheciam. Os quintais eram divididos por ripas e possuíam árvores frutíferas.Quase não havia movimento na cidade. As noites eram silenciosas e calmas. Somente em ocasiões especiais, como nas festas de Nossa Senhora da Penha, e nas célebres lapinhas, havia agitação nas ruas.
Sem energia elétrica, a iluminação noturna era feita com lampiões a querosene. A luz dos lampiões públicos mal iluminava o espaço em volta dos postes.
A praça, em frente à igreja do Rosário, ia atéas areias da Prainha. As areias estavam, quase sempre, cobertas de algas verdes. Quem por ali passasse ficava com as canelas verdes. Muitos historiadores dizem que essa é a origem da expressão canelas verdes, usada para designar os moradores de Vila Velha.
Atrás da igreja do Rosário ficava o velho cemitério da cidade. Para se ir à Praia da Costa, que era desabitada, atravessava-se o rio da Costa,sobre pranchões de madeira. Com a urbanização, este pequeno rio foi canalizado. Para se subir ao convento da Penha, usava-se a ladeira de pedra, porque não havia a estrada de rodagem.
Foi lentamente que Vila Velha mudou. As primeiras grandes mudanças ocorreram com a chegada da energia elétrica e dos bondes elétricos.

No dia 12 de abril de 1912, dois bondes elétricos foram inaugurados em VilaVelha e cinco meses depois a empresa Viação Elétrica comprou mais dois conjuntos e uma gôndola. Os bondes circulavam por dez quilômetros de trilhos em Vila Velha. A inauguração do novo meio de transporte marcou uma era em que Vila Velha começou a crescer com a energia elétrica em 1910 e também em 1912, a instalação da água encanada. A tripulação dos bondes – motorneiro, condutor, fiscal e fiscalgeral – recebiam passageiros vestidos de uniforme cáqui e quepes. O motorneiro acionava e conduzia o bonde, o condutor tinha a função de cobrar as passagens e o fiscal, ficava na parte de trás. O percurso em Vila Velha era de 10 km de trilhos, por onde circulavam dois bondes. Um saía do Centro, outro de Paul, e o cruzamento dos dois acontecia na Estação de Aribiri.
Juntas, Vila Velha e Vitória...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O espírito santo
  • Espirito santo
  • Espirito santo
  • o espirito santo
  • Espírito Santo
  • Espírito Santo
  • Espírito santo
  • Espirito Santo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!