Espírito das leis ( resumo )

Páginas: 16 (3752 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2012
MONTESQUIEU – DO ESPIRITO DAS LEIS

Montesquieu procura encontrar o significado da palavra liberdade, ate chegar nesse conceito no sentido político. E argumenta: se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder. E alerta: É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consistenisso A liberdade consiste em fazermos algo sem sermos obrigados assim agir.
Montesquieu insiste ainda a conceber a liberdade política limitada pela moderação do poder. Para ele, os sistemas democráticos e aristocráticos, essencialmente, não são livres exceto quando neles não se abusa do poder, o que para se conseguir é preciso que pela disposição das coisas o poder freie o poder.
Estabelece então,condições necessárias para a concretização da liberdade política como uma expressão de valor para a cidadania. A distinção entre governo moderado e governo não-moderado é provavelmente central no pensamento de Montesquieu, ele não concebia o equilíbrio das forças sociais, condição da liberdade, senão segundo o modelo de uma sociedade aristocrática. Pensava que os bons governos eram moderados, eque os governos só podiam ser moderados quando o poder travasse o poder, ou ainda quando nenhum cidadão tivesse que temer outro.

1° LIVRO
DAS LEIS EM GERAL

Trata-se das leis no sentido genérico, ou seja, essas relações necessárias que derivam da natureza das coisas, e vai colocando o exemplo das divindades onde diz que a natureza tem sua leis, e logo os homens também. Ele aborda leispositivas e outras leis para controlar as relações existentes entre sociedade que é o direito político e dentro desse direito político dos cidadãos tem o direito civil. Conclui este livro dizendo que as leis devem ser relativas ao físico do país (frio, quente ou temperado), com relação à religião, etc.

2° LIVRO
DAS LEIS QUE DERIVAM DIRETAMENTE DA NATUREZA

República, monarquia e o despotismo. Arepública é um tipo de governo que é formado pelo povo (democracia) que tem poder soberano em decidir as principais questões que os aflige, ele ressalta que na democracia os votos devem ser públicos e que isso sim é uma lei fundamental ele conclui dizendo que na democracia o povo é quem deve instituir as leis.
Já a monarquia a principal fonte de todo o poder político e civil vem do príncipe, eressalta que não basta somente que existam classes intermediárias, é necessário que exista um repositório de leis e nos estados despóticos o homem na posse dos seus cincos sentidos dizem o que o povo deve fazer, ele entrega os seus negócios a uma determinada pessoa, e conclui esse livro dizendo que quanto mais súditos um príncipe tem menos ele pensa em seu governo.

3° LIVRO
DOS PRINCÍPIOS DOS TRÊSGOVERNOS

Ele vai tratar agora dos princípios que ele entende como aquilo que faz esses governos agirem ele fala das repúblicas que em algumas o povo todo, ou certas famílias tem o poder soberano. E vai dizer que o princípio da democracia é a virtude e que na aristocracia tenha esse mesmo princípio, já para a monarquia o princípio da virtude não funciona, mas sim a honra, já o princípio dogoverno despótico é o temor de seus cidadãos para que esses nunca se rebelem contra o seu senhor. Ele diz que não se deve generalizar que as repúblicas sempre serão virtuosas.

4° LIVRO
DE COMO AS LEIS DA EDUCAÇÃO DEVEM SER RELATIVAS AOS PRINCÍPIOS DO GOVERNO

Dizem que as primeiras leis que todo o ser humano recebe na sua existência é a educação, elas preparam todos os homens para serem cidadãos.Na monarquia, por exemplo, requer certa polidez, pois os homens nascem para agradar uns aos outros, caso não faça isso vai estar ofendendo os outros, por isso que se deve valorizar a honra na sua educação.

5° LIVRO
DE COMO AS LEIS DECRETADAS PELO LEGISLADOR DEVEM SER RELATIVAS AOS PRINCÍPIOS DO GOVERNO

Em uma república que se valoriza a virtude que é algo muito simples, ou seja, o amor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Montesquieu: Do espírito das Leis (resumo)
  • resumo do livro espirito das leis
  • Resumo
  • RESUMO DO ESPIRITO DAS LEIS
  • resumo o espirito das leis NOVO
  • Resumo Os Espirito das Leis
  • Resumo O Espirito das Leis
  • RESUMO DA OBRA “O ESPÍRITO DAS LEIS” DE MONTESQUIEU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!