Espécies

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
Conceitos de

Espécies

Conceito Biológico de espécie

Nas décadas de 1930 e 1940, dois grandes cientistas e divulgadores da teoria evolucionista, Theidsius Dobzhansky (1900-1975) e Ernest Mayr(1904-2005), propuseram uma conceituação de espécie que ficou conhecida como conceito biológico de espécie.
Segundo Dobzhansky e Mayr: “Espécie é um grupo de populações cujos indivíduos, emcondições naturais, são capazes de se cruzar e de produzir descendentes férteis, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies”.

Conceitos de espécies

Espécies Genealógicas:
“Umaespécie é um grupo característico de indivíduos que possui poucos intermediários ou nenhum quando em contato com outros grupos.” (Mallet 1995)
A hibridização também pode conduzir genes a passar de umtáxon a outro e assim genes tão diferentes dentro de um grupo de organismos, de fato podem ter diferentes filogenias ( filogenias de gene único é denominada genealogia). Para contornar este problemasurgiram uma variante do conceito filogenético de espécie baseado no consenso de muitas genealogias, estimadas de diferentes genes.
Vantagens: admite baixos níveis de hibridização inter-específica;não há qualquer menção sobre o mecanismo de especiação
Desvantagens: não pode ser aplicado a populações alopátricas

Espécies Coesas:
"população mais inclusiva de indivíduos que apresentampotencial para coesão genotípica e fenotípica através de mecanismos intrínsecos de coesão" (Templeton 1989). Espécies Coesas seriam o menor grupo de indivíduos que compartilham mecanismos intrínsecoscoesivos. Deste modo a focalização é feita em mecanismos que mantêm a coesão genotípica e fenotípica naqueles grupos de populações que são pertencentes a diferentes espécies, da mesma forma que fez o CBE.Vantagens: a classificação é facilitada porque é possível criar relações de genótipo e fenótipo entre os indivíduos; outra vantagem é que tanto a hibridização como a assexualidade, que não podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Especie
  • especies
  • ESPECIES
  • as especies
  • Espécies
  • especies
  • Especies
  • Espécies

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!