Espécies

Páginas: 2 (304 palavras) Publicado: 3 de fevereiro de 2015
 A nutrição autotrófica não era muito adequada aos organismos pioneiros, pois a fotossíntese é bem complexa e exige uma coleção enzimática variada.
Segundo a hipótese heterotrófica, osprimeiros seres vivos deveriam apresentar nutrição sapróbia (conseguiam alimento peça absorção de moléculas orgânicas simples dos mares primitivos). A respiração aeróbia exige a participação de oxigêniolivre e de uma coleção enzimática muito ampla. Nos mares e na atmosfera primitiva não existia oxigênio livre e a coleção enzimática dos seres vivos conseguia energia por meio de um processo anaeróbio,como a fermentação.
As condições ambientais da Terra se modificaram. Á medida que os gases da atmosfera se transformavam em moléculas orgânicas simples, sua quantidade diminuía. Esse fato e oresfriamento da terra fizeram diminuir a síntese de moléculas orgânicas. Assim, a quantidade de alimento para os heterotróficos diminuiu.
Enquanto o ambiente se modificava, os seres vivos sofriammutações e surgiram organismos autotróficos, capazes de realizar fotossíntese, sintetizando as substâncias orgânicas que formam seu organismo a partir de substâncias minerais.
O fato de oalimento dissolvido no mar diminuir cada vez mais lhes trazia uma grande vantagem: eles não dependiam de substâncias orgânicas escassas e tinham maior possibilidade de sobrevivência. Assim, aumentavam denúmero na população.
Uma nova modificação foi imposta ao ambiente, que passou a ter oxigênio livre em sua composição química. Com o tempo e em consequência de mutações, surgiram seres vivos capazesde usar esse gás. Esse tipo de respiração foi vantajoso e espalhou-se na população.
Os primeiros seres vivos deviam ter uma estrutura muito simples, semelhante á dos atuais procariontes. Com otempo, surgiram seres com células mais complexas, os eucariontes.
Parte do oxigênio atmosférico foi transformada em ozônio, que formou uma camada no alto da atmosfera. Essa camada representa uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espécies
  • Especie
  • especies
  • ESPECIES
  • as especies
  • especies
  • Especies
  • Espécies

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!