Espécies invasoras

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
10 espécies invasoras
1. Nairobi, Quénia, quinta-feira 20 de maio de 2010 (IUCN) - As áreas protegidas, há muito pensado como refúgios seguros para animais e plantas, estão sob ameaça crescente de espécies invasoras, que não só afetam a biodiversidade, mas também a vida das pessoas. As áreas protegidas podem ter valor econômico e social enorme, particularmente em África, onde os parquesnacionais são uma grande atração turística e uma fonte significativa de renda. Mas, segundo o Programa Global de Espécies Invasoras, do qual IUCN e CABI são parceiros, muitos gestores de áreas protegidas na África não estão conscientes da gravidade do problema que está na sua porta, nem como lidar com ele.
"A conservação do habitat é essencial para travar o declínio da biodiversidade ea criação de áreasprotegidas é um mecanismo importante para alcançar esse objetivo", diz Sarah Simons, director do Programa Global de Espécies Invasoras. " Mas, com espécies invasoras rapidamente a invadir o nosso sempre aumento das áreas protegidas desmarcada, corremos o risco de simplesmente proteger uma das maiores ameaças à biodiversidade. "
Uma quantidade significativa dos recursos aplicados em projetos deconservação da biodiversidade de cada ano é dedicado a espécies invasoras, mesmo que sejam a maior ameaça para a biodiversidade mundial segundo e, em alguns ecossistemas, a maior ameaça à biodiversidade.
|
Lantana em Victoria Falls, Zimbábue |
As espécies invasoras incluem a Mimosa Giant ( Mimosa pigra), que é um arbusto espinhoso, inicialmente alheio à África, que estabeleceu na planícieKafue em um parque nacional na Zâmbia no início de 1980 e desde então se espalhou para cobrir 3.000 hectares de habitat de várzea prime , empurrando para fora muitas grandes e importantes antílopes aquáticos, aves aquáticas, répteis, anfíbios, peixes, invertebrados e plantas do seu habitat natural.
Algaroba ( Prosopis juliflora ) é uma das mais generalizada de sequeiro espécies invasoras no norte eleste da África que já invadiram 500 000 e 700 000 hectares no Quênia e na Etiópia, respectivamente. Sob condições ideais, ele tem a capacidade de duplicar a sua gama a cada 5 anos.
"Precisamos construir a monitorização de espécies invasoras e regular gestão em rotinas da área protegida de gestão", diz Geoffrey Howard, IUCN Coordenador Global de Espécies Invasoras. "Mas a grande maioria das áreasprotegidas na África não têm capacidade nem recursos para reconhecer ou identificar a espécie invasora. As pessoas são muito inconscientes de seus impactos e, mais importante, não possuem a informação e os equipamentos necessários para gerenciá-los de fato. "
As espécies invasoras têm sido na ordem do dia, em Nairobi, no Quênia, nesta semana em uma reunião do Órgão Subsidiário de AssessoramentoCientífico, Técnico e Tecnológico da Convenção sobre Diversidade Biológica, ou SBSTTA. As decisões tomadas em Nairobi irá fornecer uma base científica para as discussões que terão lugar em Outubro, em Nagoya, no Japão, na 10 ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.
"Os governos precisam reconhecer que as espécies invasoras representam uma das maiores ameaças àsáreas protegidas na África e, a menos que sejam tomadas medidas para gerir eficazmente este problema insidioso, eles podem ficar aquém do seu papel fundamental na conservação da biodiversidade no continente", diz Arne Witt , Coordenador de espécies invasoras, CABI-África. Leia mais ...

|
Uma espécie é um conjunto de indivíduos apresentando características morfológicas, anatómicas,ecológicas, etológicas, bioquímicas, fisiológicas, etc., comuns e capazes de se reproduzirem entre si, originando descendentes férteis. http://www.notapositiva.com/dicionario_biologia/especie.htm

O CONCEITO DE ESPÉCIE
INTRODUÇÃO
- Species = tipo.
- Espécies representam a unidade básica da sistemática, evolução, genética e outras áreas da biologia.
- Espécies são categorias da folk biology.
- Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espécies Invasoras
  • Espécies Invasoras
  • Espécies Africanas Invasoras
  • Espécies Exóticas Invasoras (Resumo)
  • Espécie Exótica Invasora: Brachiaria
  • Espécies invasoras- mexilhao-dourado
  • Espécies exóticas invasoras
  • especies invasoras no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!