Espécie Exótica Invasora: Brachiaria

Páginas: 4 (786 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014




Espécie Exótica Invasora: Brachiaria




Introdução

Os levantamentos efetuados no Brasil até o presente, indicam a presença de 16 espécies de gramíneas do gênero Brachiaria. Do pontode vista forrageiro, tem-se destacado como mais importantes a Brachiaria decumbens na região do Brasil Central, a Brachiaria humidicola na Amazônia e a Brachiaria purpurascens para solos úmidos nasregiões litorâneas.
Para o presente trabalho, daremos destaque para a Brachiaria decumbens, que atualmente é a mais empregada em pastagens por todo o Brasil.Sobre a espécies

A B. decumbens é originária do leste tropical da África, principalmente na região dos Grandes Lagos da Uganda, sendo encontrada a 800 m de altitude, em áreas de verão chuvoso e comestação seca não superior a 5 meses. No Brasil foi introduzida há cerca de 15 anos, tendo-se tornado importante forrageira para as regiões de cerrado.
Essa espécie é amplamente empregadas na formaçãode pastagens, pois resistem bem ao pisoteio pelo gado e formam cobertura contínua, inclusive em terrenos de baixa fertilidade. Além da alta produtividade de matéria seca, bem como a uma boadistribuição do crescimento ao longo do ano. Isto confere um bom valor nutritivo à forragem, possibilitando maiores lotações nas pastagens ao longo do ano.
Seu plantio é bastante estimulado pelos órgãos defomento agro-pecuário, principalmente em função da rusticidade, e têm sido também amplamente utilizadas em projetos de contenção de encostas, como nas áreas de mineração e ao longo das principaisrodovias do país, conjugadas a diversas outras espécies exóticas invasoras. O seu plantio intencional ao longo das estradas representa um eficiente e preocupante vetor de entrada das espécies em todo oterritório nacional, e não se percebe um esforço significativo para se buscar alternativas para a utilização de espécies nativas. A Brachiaria decumbens já pode ser encontrada em todos os estados do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espécies Exóticas Invasoras (Resumo)
  • Espécies exóticas invasoras
  • Especies invasoras
  • Espécies Invasoras
  • Espécies exóticas
  • Espécies invasoras
  • Espécies Exóticas
  • Espécies exoticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!