esgoto a vacúo

Páginas: 4 (898 palavras) Publicado: 2 de março de 2015












Professor: André





Introdução:
Desenvolvido na Suécia no fim da década de 1950, o sistema de esgoto a vácuo consiste em um ramal de tubulações que conseguetransportar o esgoto graças a uma pressão negativa produzida por uma central, onde há uma bomba ligada à rede elétrica responsável por criar esta pressão negativa dentro dos canos. Não entendeu? Vamosexplicar melhor, a seguir:
Por exemplo, quando um botão de descarga é acionado, a válvula do sistema a vácuo se abre e suga os dejetos para uma central e, junto com isso, libera um jato de água nova.  Porser um sistema selado, esse tipo de esgoto costuma ser utilizado em ônibus de viagem, trem e até aviões.
As bombas, ao retirarem a pressão atmosférica de dentro das tubulações, produzem uma pressão devácuo que acaba sugando os dejetos para uma caixa de coleta de esgoto.
Uma das vantagens desse sistema é a economia do consumo de água. Em sistema fechado, cada descarga, por exemplo, gasta apenas1,2 litros de água. No sistema comum de esgoto, cada descarga utiliza de três a seis litros. Além disso, o sistema oferece outro benefício ao meio ambiente: por ser selado, oferece poucos riscos decontaminação, se comparado com fossas sépticas.
Devido à forte pressão negativa exercida sobre as tubulações, é necessário que na hora da construção os canos adequados sejam utilizados, senão, podeocasionar vazamentos e infiltrações.  O ideal é que a tubulação tenha paredes reforçadas. Normalmente, a construção civil utiliza o tubo de PVC de 15 polegadas, com menor diâmetro, se comparado ao sistemaconvencional.
Esses sistemas costumam ter uma central provisória para o armazenamento de esgoto que logo depois é jogado ao sistema coletor municipal para o tratamento.





Basicamente ossistemas são compostos por três partes: 

1- Central de Vácuo; 

2- Rede de Tubulação a Vácuo; 

3- Caixas de Válvulas de Interface. 



A Central de Vácuo é composta por tanque coletor,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • esgoto a vacuo
  • Sistema de esgoto a vacuo
  • Sistema de esgoto a vácuo
  • A tecnologia do esgoto a vácuo foi desenvolvida na Suécia no final da década de 50
  • vacuo
  • Vácuo
  • a vacuo
  • Esgotos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!