esenha do filme "As 200 crianças do Doutor Korczak"

508 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL II – EDA 222
SALA 128 NOTURNO 2º SEMESTRE DE 2012
PROF. RUBENS BARBOSA DE CAMARGO
DATA: 29/10/2012 RESENHA
ALUNA: Leticia Rocha de Abreu Sodré Carvalho CURSO: Pedagogia
Título do filme: As 200 Crianças do Dr. Korczak
Estréia mundial: 1990
Direção: Andrzej Wajda
Roteiro: Agnieszka Holland
Países de Origem: Polônia

Sinopse
Sinopse: O filme acompanha a história do pediatra e educador polonês Janusz Korczak, que manteve um orfanato de crianças judias conhecido como “República de Crianças” durante a primeira metade do século XX. Nesse orfanato, no acanhado gueto de Varsóvia, Korczak fornece abrigo para 200 crianças e coloca os seus métodos educativos experimentais em prática, instalando uma espécie de auto-governo das crianças. O filme mostra o contraste da justiça que acontecia dentro do orfanato com as injustiças ocorridas fora dele, com dezenas de crianças morrendo. O filme vai mostrando a trajetória do educador e sua heróica dedicação para proteger órfãos judeus durante a guerra.
(http://filmow.com/as-200-criancas-do-dr-korczak-t24592)

Resenha
O filme "As 200 crianças do Doutor Korczak" causou em mim um impacto muito intenso. A escolha de assisti-lo não foi aleatória, no semestre passado participei de um curso sobre Educação Democrática e constava na programação de leituras um dos livros de Korczak, "Como amar uma criança", sendo também muito referido o "Quando voltar a ser criança", obra de ficção em que coloca como narrador-personagem uma criança.
O seu amor sem medida pelas crianças e a sua disposição de fazer e se submeter a qualquer situação em prol da segurança e bem estar das mesmas é apaixonante e inspiradora, energizando o espectador rumo à luta pelos direitos das

Relacionados