Escurecimento enzimático

Páginas: 4 (921 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013


AVALIAÇÃO DO ESCURECIMENTO
NÃO-ENZIMÁTICO










Discente: Emilly Oliveira

Docentes:
Marta Maria de Azevedo Carvalho
Náyra Batista Barroso Francisco
Rafael PereiraBernardo


Bom Jesus do Itabapoana
2013










Relatório de Aula Prática

AVALIAÇÃO DO ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO


1. Introdução
A formação de caramelo é uma das mais importantespropriedades dos açúcares. No preparo de produtos de confeitaria, bolos, bolachas, balas, biscoitos, pães e assados em geral as reações de escurecimento são desejadas. Os açúcares, na formulação depães têm sido utilizados, tradicionalmente, para o adoçamento, aumento da maciez e volume, desenvolvimento do sabor e cor. (ESTELLER, 2004).
No preparo de alguns alimentos desidratados e que serãoarmazenados secos por longo período como leite em pó, ovo em pó, pescado salgado e em sucos de frutas este escurecimento deve ser evitado por alterar o valor sensorialmente o valor do produto para oconsumidor. (Carneiro, 2006).
Para que as reações de escurecimento ocorram são necessários alguns fatores combinados, a saber: temperatura, tempo, umidade, meio ácido ou alcalino e componente dos alimentosmais susceptíveis a participarem da reação. (Oetterer).
O efeito do pH na caramelização é intenso. A faixa em que os açúcares redutores se encontram estáveis é de 2,8, abaixo ou acima desse valor depH, ocorre escurecimento. De 3,5 a 7 ocorre a caramelização em meio ácido e, de pH 7 a pH 10, ocorre caramelização em meio alcalino. (Oetterer).
Para que haja inibição do escurecimento nãoenzimático substâncias como metabissulfito e anidrido sulfuroso podem ser adicionadas, pois reagem com o grupamento redutor antes do aminoácido. (Carneiro, 2006).
Segundo Otterer, a reação de Maillard éiniciada quando ocorre reação entre o grupamento amina ou cetona do açúcar redutor e o grupo amino de aminoácidos, peptídeos ou proteínas, o que resulta num polímero responsável pela cor característica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escurecimento enzimático e não enzimático
  • Escurecimento enzimático
  • Escurecimento enzimatico
  • Escurecimento enzimatico
  • Escurecimento Enzimático
  • Escurecimento enzimatico
  • Escurecimento enzimático
  • Escurecimento enzimático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!