Escurecimento enzimático e não enzimático

Páginas: 4 (996 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Tecnologia e segurança de alimentos
Taise da Silva Marinho

Escurecimento enzimático e não enzimático

- Escurecimento enzimático:
É uma reação que acontece em frutas e vegetais, que quando emcontato com o ar, ocorre a transformação de compostos fenólicos (substância encontrada em vegetais e frutas) em polímeros coloridos (muitas moléculas de aminoácidos).Essa reação pode causar mudançasindesejáveis. Além do escurecimento da superfície da fruta ou verdura pode ocorrer a deterioração de aroma e a diminuição do valor nutricional de muitos alimentos.
Esse tipo de escurecimento acontecesomente em alimentos ricos em compostos fenólicos, substância incolor que sofre oxidação quando em contato com o oxigênio, através de uma enzima chamada polifenolase, formando polímeros visíveis,moléculas maiores que adquirem uma coloração característica.
Ao cortar frutas como maçã, pêra, banana, tâmaras, cacau e vegetais, batatas, mandioca e vagem entre outros, e deixa-los em contato com ooxigênio por alguns minutos ele escurecem ficando com manchas pardas ou pretas.
O escurecimento enzimático é usado de forma desejável pela indústria de alimentos, na maturação de tâmaras, preparo decidras, fermentação de chás, secagem de grãos de cacau, desenvolvimento de cor e sabor do chá e do cacau e proteção contra micronutrientes.
Ao manipular frutas e verduras, para que essas não escureçam,utilize gotas ou suco de frutas cítricas como limão e laranja, dessa forma você diminui o Ph da fruta inativando a enzima que desencadeia o escurecimento. Você também pode utilizar água quente nosvegetais e para a produção de compota de maçã, pêra e banana Não coloque-os na água fria, somente depois que já estiver fervido. Outra forma de evitar o escurecimento enzimático é colocando sal ou açúcarpara prevenir o contato com o oxigênio.
As reações que provocam o escurecimento dos alimentos podem ser oxidativas ou não oxidativas. O escurecimento oxidativo ou enzimático é uma reação entre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escurecimento enzimático e não enzimático
  • escurecimento enzimatico e nao enzimatico
  • VERIFICAÇÃO DO ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO E NÃO ENZIMÁTICO
  • Resumo escurecimento não enzimático
  • escurecimento nao enzimatico
  • Escurecimento não enzimatico
  • Escurecimento não enzimático
  • questões escurecimento não enzimatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!