Escrizofrenia

329 palavras 2 páginas
A esquizofrenia é uma doença, em geral, de curso crônico. Toda doença crônica necessita de acompanhamento por tempo indeterminado. Esse acompanhamento visa identificar o curso da doença, seus aspectos evolutivos e a prevenção de recaídas. Como qualquer tantas outras doença da medicina, quanto menos recaídas ocorrerem menor será o comprometimento e as seqüelas.
Em geral o esquizofrênico não é violento ou perigoso. Fora da crise é uma pessoa como qualquer outra. Alguns, quando em crise, se tornam agressivos, verbal ou fisicamente, pois os delírios ou as alucinações podem fazê-los sentir-se ameaçados.
Nesses momentos, é importante conversar com a pessoa sem provocá-la, mantendo um diálogo franco e tranqüilo. Na hipótese de ser necessário conter um ato agressivo, é preciso contar com mais pessoas para evitar que o paciente ou terceiros se machuquem. Episódios de agressividade, a depender da intensidade, são situações que indicam a necessidade de eventual internação para garantir a integridade do paciente ou terceiros.
A esquizofrenia não acomete pessoas pouco inteligentes.
A esquizofrenia afeta tanto as pessoas com alto quanto baixo nível intelectual, atinge igualmente os ricos e pobres, os mais cultos e os mais simplórios. Não é monopólio de quem tem a mente fraca e nem depende da pessoa ser “esclarecida e inteligente”.
Somente psiquiatras (de preferência, especialistas em esquizofrenia)poderão diagnosticar.Alguns benefícios do tratamento medicamentoso:
1. Elimina vozes, visões e o falar consigo mesmo
2. Elimina as crenças entranhas e falsas (delírios).
3. Diminui a tensão e agitação.
4. Ajuda a pensar com clareza e a concentrar-se melhor.
5. Reduz os medos, a confusão e a insônia.
6. Ajuda a falar de forma coerente.
7. Ajuda a sentir-se mais feliz, mais expansivo e mais sadio.
8. Ajuda a se comportar de forma mais apropriada.
9. Os pensamentos hostis, estanhos ou agressivos desaparecem.
10. Diminuem muito as recidivas e a necessidade de

Relacionados