Escrituração

Páginas: 6 (1302 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A contabilidade com o passar dos anos vêm se aprimorando de uma forma muito positiva, pois sua evolução trás resultados convincentes de um determinado fato, ocorrência, fenômeno e profissão. Um retrocesso na arqueologia possibilita concluir o quanto são antigos a profissão de um contador e o processo da escrita e o controle e a gestão empresarial por meio da contabilidade.
A necessidade deadotar os processos administrativos padronizados foram feitos primordialmente a partir do Método de Partidas Dobradas que consistia numa regra básica: “ a cada débito corresponde a um crédito ou vice-versa”, ou seja uma forma de organizar e controlar as entradas e saídas, evidenciando o controle de gastos, despesas, receitas, ativos, dívidas, negociações, posicionamento sobre fatos ou tendênciasmercadológicas, combatendo a necessidade de controlar esses eventos surgiu a escrituração capaz de manter as ocorrências e diagnosticar os atos econômicos e alinhar providências dos eventuais desvios.
A escrituração contábil é um sistema utilizado pelas entidades, e suas informações correspondem à veracidade dos fatos, possibilitando a condição de sobrevivência e facilitando o planejamento decrescimento que são de extrema importância para seus usuários. Um dos fundamentos da escrituração é reavivar a globalização da economia, pois a transformação dos dados em informações e relatórios apresentam uma forma qualitativa ou quantitativa e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis.
A escrituração não é um simples registro de livros específicos. A contabilidade contacom informações decorridas de todos os setores de uma organização, nas quais podem ser destacados o faturamento, a produção, a administração dos recursos humanos, o fiscal e o financeiro.
A escrituração segundo Ribeiro (2002, p. 76) é uma técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, de todos os fatos administrativos resultantes da gestão do patrimônio da entidade.
Franco(2006, p. 57) acrescenta que a Escrituração é o elemento histórico que compreende o registro dos fatos, na ordem cronológica, o que da a contabilidade caráter de verdadeira história do patrimônio. Sob os aspectos econômicos e financeiros, entretanto, essa história não apresenta importância objetiva, porquanto a análise e a interpretação dos fatos, nesses aspectos, não são feitas em face dos fatosisoladamente considerados, mas da expressão monetária de seus efeitos no conjunto da riqueza patrimonial.

LIVRO DIÁRIO

O livro diário é um documento onde são registrados todos as operações de debito e crédito, ou seja, os fatos de entrada e saídas ocorridos na empresa, e de uso obrigatório nas empresas e deve ser autenticado por ser um livro de suma importância na apuração de todas asinformações relacionadas ao processamento das atividades da empresa.
O livro diário deve seguir alguns requisitos para que o seu preenchimento seja de forma correta.
Os registros devem ser lançados em ordem cronológica de acontecimentos;
As folhas devem ser numeradas sequencialmente, ou seja, do menor para o maior (Art. 258 do RIR / 1999);
O livro diário deve ter um termo de abertura e um termo deencerramento;
O livro diário deve ser submetido ao órgão competente que pode ser a Junta Comercial, dentro do prazo estabelecido pela legislação especifica , para ser autenticado e para ser conhecida a sua situação fiscal e contábil.
A escrituração do livro diário também pode ser feito por meio da escrituração digital, por meio de sistemas de computação.

LIVRO RAZÃO

O livro razão é ocomplementar do livro diário, é obrigatório para todas as empresas é o principal agrupamento de registros contábeis, pois esse registro obedece o Método de Partidas Dobradas que possibilita identificar o saldo de cada conta apurada no livro diário, é uma ferramenta de ordem sistemática, enquanto o livro diário seria uma ferramenta contábil de ordem cronológica.
O livro razão é dispensado da autenticação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escrituração
  • Escrituração
  • ESCRITURACAO
  • Escrituração
  • Escrituração
  • Escrituração
  • Escrituração
  • escrituração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!