Escritos de motricidade humana e educação fisica escolar:

Páginas: 14 (3297 palavras) Publicado: 16 de julho de 2011
ESCRITOS DE MOTRICIDADE HUMANA E EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR:
PERSPERCTIVAS CINETIFICO-PEDAGÓGICAS EM CONSTRUÇÃO DE
MOVIMENTO E CONHECIMENTOMárcio Riscik,
Mestrando em Ciência da Motricidade Humana Universidad Católica Nuestra Señora de Asunción – UC do REMH- Rede Euroamericana de Motricidade Humana Pós graduação em Educação Física escolar Universidade do Estado do Pará- UEPA – PA Pós graduando em Docência do Ensino SuperiorFaculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel – FATEFIG Município de Tucuruí – PA

RESUMO
O presente texto é uma obra teórica, na qual estão contidas análises e reflexões as quais envolvem estudos da Ciência da Motricidade Humana, Educação Física escolar e da Corporeidade enquanto construção cienifico-pedagógica de ensino no que cerne a relação da teoria e da prática bem como arelação do movimento e conhecimento de corpo em sua transcendência. Tal escrito tem como revelador sentidos e significados das ações em tempo e espaço escolar proporcionando aos professores de Educação Física uma nova dimensão pedagógica de sua prática educacional.

Palavras chaves: Motricidade Humana, pedagogia e Educação Física escolar

A Motricidade Humana é uma ciência que alicerça omovimento a um sentido operante motor consciente, pois nele encontram-se a linguagem do corpo enquanto meio de comunicação, compreendendo esta ação torna-se possível construir trabalho cientifico-pedagógico educativo em sua práxis.
De fato a Motricidade em si trata-se por ser o movimento essencial e existencial da vida do ser humano, movimento este fundamental quanto às intenções motoras operantesconscientes e inconscientes, estas por conseguinte exercem mais do que capacidades motoras externalizadas a nível de mundo, mas completam o homem como um projeto de ser no mundo. Um ser em movimento que no mundo é vida manifestando inquietAÇÕES, que o transforma e se faz transformar num ser práxico. Que em sua constante ação e movimentação de corpo, age sobre aquilo que deseja para si enquantoresposta de suas vontades, de sua individualidade pela ação-reflexão-ação.
Este processo é pertencente da individualidade do homem o qual proporciona a si mesmo ações enquanto ser práxico, onde Manuel Sérgio afirma que separar, no homem, do físico da pessoa é o mesmo que dizer: [...] na ação o Homem não utiliza todas as suas potencilaidades, só algumas!”(p.77) Esta separação não traz sentido, pois oHomem é um ser complexo, que em sua totalidade se completa, portanto o Homem não pode ser visto separadamente como um emaranhado de partes que agem em situações puramente externalizadas de seu corpo, não podemos olhar somente o físico ele é também biológico, psicológico, social e cultural, etc.
Assim o ensino da Educação Física Escolar com a Motricidade Humana se faz entender não pelo olhar,porque é apenas físico, afastando com isso o ser do centro de um conhecimento autônomo, visto que, fragmenta-o isolando o físico, do moral e do intelectual, aspectos pertencentes ao Homem em suas ações. Não podemos ver só o físico porque o Homem, como ser práxico, reflete e projeta apenas o real de suas ações, mas com elas teoria se transformando em conhecimento e este em movimento vice-versa.Nesta dimensão à Motricidade Humana se configura como fonte fortalecedora de unidade cientifico - pedagógica de conhecimentos teóricos que expressam em sentidos as ações práticas da vida, sendo traduzidas pela cultura corporal de movimentos. Neste aspecto, é sabido afirmar que as manifestações de movimento que compõem o ensino da Educação Física Escolar através da ginástica, da dança, do jogo, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação fisica e a motricidade humana
  • A CONCEPÇÃO DA MOTRICIDADE HUMANA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
  • Fenomenologia,educação física, desporto e motricidade
  • Educação física escolar
  • Avaliação na educação física escolar
  • educacao fisica escolar dança
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • Educação física escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!