ESCRITOR W.H. AUDEM

2512 palavras 11 páginas
BIBLIOGRAFIA DO ESCRITOR W.H. AUDEM

Wystan Hugh Auden (York, 21 de fevereiro de 1907 — Viena, 29 de setembro de 1973) foi um poeta anglo-americano, tido como um dos grandes autores do século XX.
Para os jovens intelectuais de esquerda ele foi a grande voz da década de 1930: Algumas vezes demasiadamente político, sempre implicitamente radical e incômodo, pela frequência com que lançava mão, em seus poemas, de espiões, bordéis e impulsos reprimidos - sua homossexualidade estava por trás de várias referências pessoais, aparecendo insistentemente em sua poesia. Assim que T. S. Eliot publicou a primeira coletânea de Auden, Poemas (1930), ele foi imediatamente reconhecido como porta-voz de sua geração. Filho de médico, Auden foi educado na Escola Gresham e na Christ Church, em Oxford, onde se tornou o líder de uma "gangue" formada por Stephen Spender, Louis MacNeice e Cecil Day-Lewis (pai do ator Daniel Day-Lewis). Logo começou a colaborar com um amigo da escola preparatória, Christopher Isherwood, em peças esquerdistas que misturavam farsa e poesia. Em 1939, mudou-se com Isherwood para a América, onde conheceu aquele que se tornaria seu companheiro, Chester Kallman, com quem anos mais tarde escreveu libretos de ópera, incluindo The Rake's Progress, para Stravinsky.Seu poema Stop all the clocks, cut off the telephone (ou Funeral Blues) foi utilizado no filme "Quatro casamentos e um funeral" - Four Weddings and a Funeral, de Mike Newell (1994),WH Auden era um chanceler da The Academy of American Poets 1954-1973, e dividiu a maior parte da segunda metade de sua vida entre residências em Nova York e na Áustria. Ele morreu em Viena em 1973.
Vida

Local de nascimento de Auden, 54 Bootham, York
Auden nasceu em York, Inglaterra, George Augustus Auden, um médico, e Rosalie Constance Bicknell Auden, que havia treinado (mas nunca atuou) como uma enfermeira missionária Ele era o terceiro de três filhos, o mais velho, George Bernard Auden, tornou-se um fazendeiro,

Relacionados