Escrito ou objeto obsceno

Páginas: 4 (818 palavras) Publicado: 3 de abril de 2012
1.INTRODUÇÃO

Artigo 234 do Código Penal:

Escrito ou Objeto obsceno

Art. 234 - Fazer, importar, exportar, adquirir ou ter sob sua guarda, para fim de comércio, de distribuição oude exposição pública, escrito, desenho, pintura, estampa ou qualquer objeto obsceno:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Parágrafo único -Incorre na mesma pena quem:

I - vende, distribui ou expõe à venda ou ao público qualquer dos objetos referidos neste artigo;

II - realiza, em lugar público ou acessível aopúblico, representação teatral, ou exibição cinematográfica de caráter obsceno, ou qualquer outro espetáculo, que tenha o mesmo caráter;

III - realiza, em lugar público ou acessívelao público, ou pelo rádio, audição ou recitação de caráter obsceno.



Como é veremos este é um crime de vários verbos, várias condutas (fazer, importar, exportar...), bem como comfinalidades inúmeras (comércio, distribuição...) e objetos (escrito, desenho, pintura...) obscenos. O artigo em seus parágrafos ainda indica a pena a quem vender, distribuir, expor à venda, realizar em lugarpúblico representação teatral/cinematográfica (com caráter dotado de obscenidade), ou ainda rádio, TV (exibição).
O legislador tentou proteger o pudor particular e público, assim, com atentativa de vedar a afronta a um ‘sentimento médio de moralidade’, ou seja, tentou não banalizar o crime, indicando parâmetros do ‘médio’ para a sociedade, com isso proibindo a devassa de instintosgrosseiros e sexuais, de acordo com a doutrina (FARIA, Bento de.).
No referente à prática do delito, diz a lei que qualquer pessoa pode ser sujeito ativo do crime. Segundo Mirabete, "trata-se de crimeque normalmente exige participação ou co-autoria".
Ainda de acordo com Mirabete, o Estado seria o principal sujeito passivo do delito, onde a coletividade seria atingida. Também podendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do crime de escrito ou objeto obsceno
  • ESCRITO
  • Ato obsceno
  • Ato Obsceno
  • ato obsceno
  • meus escritos
  • escrito
  • Escrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!