Escravatura Infantil

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014




















Trabalho de Filosofia realizado por:
Bárbara Romeira
Ana Castro
Sandra Ribeiro

Índice



Introdução
Neste trabalho iremos desenvolver o artigo 4 dos direitos humanos.
Este artigo enuncia que: “Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.”
Este artigo fala emgeral sobre a escravatura, no entanto o nosso grupo irá falar sobre a escravatura infantil.
Com este trabalho pretendemos demonstrar que os direitos humanos e mais especificamente os direitos das crianças não estão a ser cumpridos e estas violações constituem um grande problema para a na nossa sociedade.
Para a realização do trabalho foram utilizadas várias fontes, como a Internet e livros defilosofia.
Tentamos realizar um trabalho de fácil compreensão, mas com toda a informação que achamos importante para a realização de um bom trabalho.
Sendo assim iremos recorrer a vários exemplos e vídeos, para que o trabalho se torne mais apelativo.




O que é a escravatura?
Para começar vamos definir a conceito de escravatura:
A escravidão é a prática social em que o ser humano assumedireitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.



O que entendemos por trabalho infantil?
Trabalho infantil é toda a forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima (16 anos) legal permitida para o trabalho conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil em geral é proibido por lei. As formasmais cruéis de trabalho infantil não são apenas proibidas mas também constituem um crime.
Este trabalho é muito comum em países subdesenvolvido como por exemplo o Brasil.
As principais causas que levam ao trabalho infantil são:
Pobreza e necessidade de ajudar a família;
Troca de crianças por dinheiro;
Para sobreviver.

Vários tipos de trabalho infantil

Os cargos mais comuns têm a duração de18 horas por dia o que mais do dobro das horas legais de trabalho. Estes trabalham como empregados na agricultura, indústria têxtil, outros ate são treinados para matar.
As raparigas são abusadas sexualmente.
Isto tudo tem um grande peso físico mas acima de tudo psicológico.


A escravidão infantil depende das culturas?
A resposta a esta questão é Sim.
No continente Africano e noAsiático e em países subdesenvolvidos como o Brasil a escravidão infantil é mais frequente do que nos países desenvolvidos.
Isto acontece devido à pobreza e ao facto de as leis existentes nos países desenvolvidos não serem cumpridas. Nestes locais onde o trabalho infantil é mais frequente o conceito de igualdade, liberdade e ate os direitos da criança não são vistos da mesma maneira como são na nossasociedade.

Andando para trás no tempo!

A história do trabalho infantil e adolescente remonta ao início do próprio trabalho, quando o ser humano dependia da agricultura para subsistência. Nos tempos bíblicos há referências à exploração de crianças escravas e a repulsa que isso causava já naquela época. No século VI a.C., os judeus, retornando a Jerusalém após o exílio na Babilónia, já serevoltavam contra o destino de seus filhos, escravizados em troca de alimentos.
Na Antiguidade, o trabalho dava-se via de regra no âmbito doméstico e tinha fins artesanais. O carácter de aprendizagem era sua característica básica. Na época corporativa, o jovem, sob auxílio do mestre, realizava actividades marcadamente didácticas, segundo as disciplinas da Corporação de Ofícios Medievais.   
Até aRevolução Industrial, o trabalho era realizado principalmente pelo homem, devido à necessidade da força bruta. Com o desenvolvimento das máquinas, a mão-de-obra feminina e infantil, as chamadas meias forças, foi largamente utilizada, uma vez que a remuneração de tal força de trabalho chegava a um terço da remuneração dos homens adultos. Isso trouxe uma situação de total desprotecção à criança e ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escravatura
  • escravatura
  • Escravatura
  • Abolição da escravatura
  • A abolição da escravatura
  • Abolição da escravatura
  • abolição da escravatura
  • Abolição da escravatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!