Escorbuto

Páginas: 8 (1818 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Títuto

Escorbuto


Introdução

Relatos encontrados em papiros antigos demonstram que desde 1515 antes de Cristo os egípcios tinham conhecimentos do escorbuto [6]. O escorbuto é a doença causada pela falta da vitamina C. O escorbuto se tornou a doença clássica dos marinheiros no final da Idade Média, que passavam longos períodos em alto mar e comum nos indivíduos ou nas comunidades, ondea alimentação é desprovida em verduras e frutas frescas. As manifestações clínicas iniciais da hipovitaminose C são a fadiga, perda de apetite, sonolência, palidez, falta de energia nos membros e articulações, irritabilidade, deformidade dentárias, cicatrização lenta de pequenos ferimentos e presença de pequenas hemorragias. Já a deficiência grave de ácido ascórbico leva ao escorbuto.
Estadoença, oriunda da insuficiência de vitamina C (ácido ascórbico), ocorre em crianças entre seis meses e um ano de idade. O escorbuto no estado grave é hoje em dia relativamente raro, entretanto, a forma moderada pode ocorrer não só em crianças, mas também em indivíduos adultos, que tendem a ingerir poucos alimentos contendo vitamina C.
Para BOLSANELLO [2] o escorbuto é uma doença que se deve à carênciade ácido ascórbico e tem por características marcantes de manifestações clínicas e intensas debilidade física. Segundo BRASILEIRO FILHO [3] o escorbuto, doença resultante da deficiência de vitamina C (ácido ascórbico). Segundo ARANHA [5] que a hipovitaminose C é grave após os níveis séricos terem caído abaixo de 0,2 mg por 100 ml.
A história mostra que muitas condições patológicas levaram aspessoas a acreditarem enganosamente na existência de um agente infeccioso como causa da doença. Pensava-se originalmente que o escorbuto era uma doença infecciosa porque os marinheiros que faziam longas viagens, tendiam a ficar com esta doença. O escorbuto influenciou o curso da história por causa da dieta que os soldados e marinheiros tinham durante as campanhas militares ou longas viagens pelosoceanos que, em geral, não apresentavam quantidades suficientes de vitamina C, pois não dispunham de frutos e vegetais frescos [1] [2].
Em algumas semanas de viagem, muitos soldados e marinheiros apresentavam sintomas do escorbuto, pois tinham uma alimentação pobre em vitamina C e eram basicamente de peixes e arroz, devido não poderem ter frutas e vegetais frescas disponíveis. Levando a morte demuitas pessoas com escorbuto e tornando uma epidemia na época [2].
O Dr. James Lind, um médico naval britânico, descobriu que o escorbuto era na realidade provocado por uma deficiência IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba 384 nutricional, por falta da vitamina C encontrada no limão e laranja [2].
Oácido ascórbico age na síntese de colágeno que é uma proteína formadora das fibras que envolvem os tecidos do corpo humano. A síntese do colágeno, proteína que aderem as células umas nas outras e que responde pela qualidade e resistência dos tecidos conjuntivos responsáveis pela estrutura. A carência de vitamina C é a principal responsável pela deficiência de colágeno e é a principal causa daineficiência do processo de regeneração dos tecidos conjuntivos. Com a degeneração das fibras, ocorrem os afinamentos e os enfraquecimentos, correndo um risco de rompimento nos tecidos.
A vitamina C é essencial no metabolismo da síntese protéica. A hidroxilação é uma atividade bioquímica importante para a formação de moléculas de colágenos. Existem enzimas importantes nas sínteses dos colágenos, chamadasprolina e lisina hidroxilase. O ácido ascórbico é um agente redutor (antioxidante) muito eficaz, ele mantém a prolina e lisina hidroxilase em uma forma ativa, provavelmente por manter seu átomo de ferro no estado ferroso, reduzido [9].
AZULAY [6] enfatiza que, o ácido ascórbico no metabolismo do tecido conjuntivo tem sido reconhecido, sobretudo a partir do século 16, quando o escorbuto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escorbuto
  • Escorbuto
  • Escorbuto
  • ESCORBUTO
  • ESCORBUTO
  • Escorbuto
  • O Que Escorbuto
  • escorbuto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!