Escolas e Saúde Bucal

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 24 de julho de 2014
EEFM JOSÉ CORREIA LIMA
NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISAS E PRÁTICAS SOCIAIS
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL – DPS
TURMA: 2º ANO “A”
TURNO: MANHÃ



ESCOLAS: UM ESPAÇO IMPORTANTE DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
BUCAL PARA A POPULAÇÃO INFANTIL

ANA CARINA MARTINS DE LIMA N°02
ANTONIA NATALIA SILVA PEREIRA N°06
ANTONIO FRANCISCO PAULO DA SILVA BATISTA N°08
CARLOS EDUARDO DE SOUSAVIEIRA LIMA N°11
CICERO EMERSON DE MELO BATISTA N°13
CINTHIA BARBOSA ALMEIDA N°14
FRANCISCO LUCAS DA SILVA ALVES N°19
IVINA MARIA SALES DA SILVA N°21
JARDEL GOMES FERNANDES N°22
LEUVIAH ARIEL COSTA N°26
LUIZ MATEUS GOMES ARAÚJO N°28
MARCELO DE SOUSA BEZERRA N°29
MARCUS VINICIUS GARCIA COSTA N°30
MARILEIDE DE SOUSA FERREIRA N°31
RAIMUNDA LAISLÂNIA DE SOUSA CASTRO N°33
GABRIELA DE SOUSABARBOSA N°38
KALINE LEANDRO LOURENÇO N°39








VÁRZEA ALEGRE – CE
JUNHO/2014
TÍTULO
ESCOLAS: UM ESPAÇO IMPORTANTE DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA A POPULAÇÃO INFANTIL.

DISCIPLINA ÂNCORA/PROFESSORA ORIENTADORA
O assunto está relacionado com a Disciplina de Biologia e o Projeto será orientado pela Professora Samira Viana e Silva.

INTRODUÇÃO

As doenças bucais são as maisfrequentes entre as doenças crônicas, sendo consideradas problemas de saúde pública devido à sua prevalência, ao impacto que têm nos indivíduos e na sociedade, além do custo do tratamento.
Estudos científicos comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene bucal podem causar doenças, que, por sua vez,podem levar a enfermidades ou agravá-las.
A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas tais como as cáries, a periodontite e a gengivite. Os cuidados com a limpeza da boca são fundamentais em todas as etapas da vida e esses cuidados iniciados e estimulados desde a infância, auxiliam no desenvolvimento de hábitos quecontribuirão para a manutenção de uma boca saudável e na prevenção de alguns problemas na fase adulta.
A Educação em Saúde Bucal faz parte das ações propostas pela Política Nacional de Saúde Bucal, entendendo que a prevenção só ocorre quando se educa e, desse modo, se torna um instrumento de transformação social. Neste sentido, a Escola é a instituição que, privilegiadamente, pode se transformarnum espaço genuinamente de promoção de saúde, um local adequado para o desenvolvimento de programas educativo preventivos, que promovam uma efetiva parceria entre dentistas e professores e que estimulem a participação destes professores como multiplicadores de conhecimentos sobre saúde bucal.

TEMA GERAL
Saúde da Comunidade
O trabalho envolverá o Macrocampo Saúde da Comunidade e serárealizado com crianças e educadores de uma Escola da Rede Municipal de Ensino, localizada no Bairro Varjota na cidade Várzea Alegre, Ceará.

TEMA DA PESQUISA

Educação em Saúde Bucal

PERGUNTAS NORTEADORAS

Qual a percepção das crianças e conhecimento dos educadores frente a saúde bucal?

JUSTIFICATIVA

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que podem ser adotadas paramanter os dentes e gengivas saudáveis. Dentes sadios não só contribuem para uma boa aparência, mas são também fundamentais para que possamos falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Além disso, estudos indicam que cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, e sim de saúde. De acordo com a American Dental Association (ADA), problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite),podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões.
Grande número de pessoas desconhecem que cuidar dos dentes desde a infância tem um efeito muito significativo, uma vez que manter os cuidados com a boca desde cedo faz com que a criança dificilmente esqueça os conceitos básicos da higiene bucal e carregue o hábito de cuidar da boca para o resto da vida. Certamente uma criança com boa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SAUDE BUCAL NA ESCOLA
  • Promoção em saúde bucal
  • saude bucal
  • Saúde bucal
  • Saúde bucal
  • Saúde bucal
  • Saude bucal
  • Saude bucal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!