escolas psicológcas

437 palavras 2 páginas
ESCOLAS PSICOLÓGICAS

APRESENTAÇÃO
Quantas vezes, no nosso dia-a-dia, ouvimos o termo psicologia?
Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Por exemplo, quando falamos do poder de persuasão do vendedor, dizemos que ele usa "psicologia" para vender seu produto; quando nos referimos à jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz, falamos que ela usa de "psicologia", e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem "psicologia" para entender as pessoas.
Certamente, não é essa a psicologia dos psicólogos, mas nem por isso deixa de ser psicologia . O que estamos querendo dizer é que as pessoas, em geral, têm o domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia Científica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico. E é justamente sobre a Psicologia Científica que daremos ênfase nesse contexto.
Ao estudar o homem, os estudiosos de Psicologia, utilizam-se de várias formas e alternativas, dando origem a diferentes escolas e tendências teóricas.

INTRODUÇÃO
O berço da Psicologia moderna foi na Alemanha do final do século passado. Wundt, Weber e Fechner trabalharam juntos na Universidade de Leipzig. Seguiram para aquele país muitos estudiosos dessa nova ciência, como o inglês Edward B. Titchner e o americano Willian James.
Seu status de ciência é obtido na medida em que se "liberta" da filosofia que marcou sua história até aqui, e atrai novos estudiosos e pesquisadores.
Essas teorias devem obedecer aos critérios básicos da metodologia científica, isto é, deve-se buscar a neutralidade do conhecimento científico, os dados devem ser passíveis de comprovação, e o conhecimento deve ser cumulativo e servi de ponto de partida para outros experimentos e pesquisas na área.
Embora a Psicologia científica tenha nascido na Alemanha é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um

Relacionados

  • Lev Vygotsky
    647 palavras | 3 páginas
  • serviço social
    2857 palavras | 12 páginas
  • Vygostsky
    4385 palavras | 18 páginas
  • CONTEUDOS E BIBLIOGRAFIAS PSICOLOGIA UNIMAR
    11179 palavras | 45 páginas