Escolas intercultutais de fronteiras

1048 palavras 5 páginas
HISTÓRICO DO “PROJETO ESCOLAS INTERCULTURAIS BILÍNGUES DE FRONTEIRA – PEIBF”, EM MATO GROSSO DO SUL

Valkiria Alves Milandri*

“Modelo de ensino comum em escolas de zona de fronteira, a partir do desenvolvimento de um programa para a educação intercultural, com ênfase no ensino do português e do espanhol”. (MEC)

O Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira - PEIBF teve início no Estado de Mato Grosso do Sul no ano de 2008, quando foi convidado pelo Ministério da Educação - MEC a aderir ao Projeto, para intercâmbio entre Brasil e Paraguai. O interesse pelo projeto e sua aceitação imediata ocorreu em razão da confluência de visão de educação de fronteira que a Secretaria de Estado de Educação e o Ministério de Educação comungam. A educação de fronteira requer um olhar diferenciado sobre as questões educacionais. Ali acontece a variedade linguística e cultural, nos mais variados contextos da atividade humana.
No caso específico, Brasil e Paraguai, sendo parceiros do MERCOSUL, além da proximidade geográfica, muito se verifica em comum, seja no âmbito comercial, de trabalho, de lazer e, mais especificamente, no educacional; nessa fronteira se faz presente o entrelaçamento das línguas usadas na comunicação.
-------------------------------------------------
Tal diversidade, refletindo positivamente na aproximação entre os usuários das línguas, não tem outro ponto de partida se não a escola. É nesse ambiente que se desenvolve, de modo acentuado e espontâneo, a interação dos indivíduos em momentos importantes de sua formação como sujeito e cidadão. Todos os anos, as escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, localizadas em Ponta Porã-BR, recebem matrículas de estudantes que moram na região de Pedro Juan Caballero-PY e fazem uso diário da língua Castelhana e Guarani.
* Graduada Letras Português, Espanhol e Literaturas respectivas pela Universidade Católica Dom Bosco e Técnica Pedagógica em Língua Espanhola na Coordenadoria de Políticas

Relacionados