Escolas filodoficas

835 palavras 4 páginas
JÔNICA
Considerada a mais antiga escola grega de pensamento.
Surgida na cidade de Mileto por volta do século VI a.C. com objetivo de descobrir a causa suprema de tudo. Como toda a principal escola grega antiga se voltou contra as explicações míticas e mitológicas, buscando sentido racional para a origem das coisas.

ELÉIA
A principal figura desta escola foi Parmênides, que viveu no século V a.C. Para ele, a única realidade existente é o ser.

SOFISTA
Elege-se Protágoras como figura importante dessa escola – 480 a 410 a.C. O interesse maior agora era descobrir o fundamento de todas as coisas, visto que não aceitavam as hipóteses míticas dos deuses para justificar a realidade. Buscavam uma justificativa lógica para as coisas, procurando o fundamento de tudo.

ATOMISTA
A principal figura desta escola filosófica é Demócrito, que viveu de 460 a 370 a.C. Esta escola se assemelha a de Eléia, tendo em vista sua credibilidade a imutabilidade do ser, mas sustentava como real a questão do vir a ser.

SOCRÁTICA
Tudo que se conhece de seu principal questionador e ferrenho defensor da democracia ateniense, no que tange ao modo de viver,
Sócrates entendia que as pessoas deveriam viver de modo consonante com esses valores absolutos e princípios universais.

PLATÔNICA
A figura maior desta escola que leva o seu nome é Platão.
Ateniense de berço, viveu de 427 a 347 a.C. e fundou a primeira
“Academia”, universidade de caráter filosófico e científico. Ele se servia do conceito de seu mestre, de o bem ser a virtude e de esse bem estar dentro do ser humano e não fora, para enfatizar a alma, a realidade espiritual, como bem.

ESTÓICA
Zenon de Citium é a mais importante figura dessa escola.
Chamado também de Zenão, por alguns, esse filósofo nascido na cidade de Citium viveu na região da Ásia Menor de 336 a 274 a.C.
Quando esteve em Atenas, estudou com os platonistas. Foi o fundador da Escola do Pórtico. Ele ensinava na Stoa Poecile –

Relacionados