Escolas de pensamento econômico

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objeto de estudo as escolas de pensamento econômico, abordando as correntes: fisiocrata, clássica e neoclássica, a fim de demonstrar os ideais propostos por cada uma e seus principais pensadores. Num segundo momento o presente trabalho busca comparar os pontos de ruptura e continuidade entre as escolas.

FISIOCRATAS

A Escola Fisiocrata apresentou pelaprimeira vez, durante o século XVIII, uma concepção sistemática da ciência econômica, tornando-se cronologicamente a primeira das escolas econômicas.
O movimento fisiocrático representou uma reação contra o empirismo e estatismo mercantilista, defendendo a total liberdade econômica. Os principais pensadores destes ideais foram: François Quesnay e Anne Robert Jacques Turgot.
Para os fisiocratasa riqueza de uma nação era proveniente somente da terra ou natureza. Apenas atividades como as agrícolas e extrativas eram economicamente produtivas, pois somente a terra poderia gera um produto líquido. A indústria apenas transforma os insumos em produtos. Aspectos relacionados a produtividade eram apenas relacionados a natureza, deixando de lado objetos de estudo capazes de aumentas a produçãocomo arado e fertilizantes.
A não intervenção do governo em assuntos econômicos também era defendida pelos fisiocratas, opondo-se as restrições feudais, mercantilistas e governamentais. O interesse individual em suas concepções deve ser entregue a si, e que o preço de equilíbrio depende da livre concorrência.
Por fim para esta escola, os fenômenos econômicos eram providencialmente ordenados, ouseja, a vida econômica se organizava por ordem natural.

CLÁSSICOS

A Escola Clássica ou Liberal surgiu com as obras de Adam Smith e David Ricardo, em 1776 e 1817 respectivamente, durante o cenário da Revolução Industrial.
Assim como na fisiocracia, a base do pensamento da Escola Clássica era o liberalismo econômico, contestando também a regulamentação comercial do mercantilismo. Porém oseconomistas clássicos buscam investigar as leis naturais que dominam a vida econômica, afirmando que seu agente regulador se encontra na livre concorrência, conduzindo a divisão do trabalho.
A teoria liberal econômica é dividida em quatro princípios: liberdade de empresa, liberdade de contrato, liberdade de câmbio e por fim a propriedade privada. Acima de tais princípios encontrava-se a Lei daoferta e da procura.
Para os fisiocratas a verdadeira fonte de riqueza é proveniente do trabalho, sendo este o único fator produtivo e a natureza o agente originário.
Para a Escola Liberal o progresso econômico e social era resultante da iniciativa individual, logo não se devia influir sobre a economia, a qual seguia suas próprias leias, já que é um processo natural.

NEOCLÁSSICOS

A teorianeoclássica surgiu durante um período de teorias adversas, compostos pelos pensamentos marxisitas, clássicos e fisiocráticos, entre o período de 1870 e Primeira Guerra Mundial.
Tal escola também era conhecida por escola marginalista por fundamentar-se na teoria subjetiva do valor da utilidade marginal para reelaborar a teoria econômica clássica.
A análise da escola neoclássica caracteriza-sefundamentalmente por ser baseada no comportamento dos indivíduos e nas condições de um equilíbrio estático, estudando os grandes agregados econômicos a partir desse ponto de vista e com uso da matemática. Tem como postulados a concorrência perfeita e a inexistência de crises econômicas, admitidas apenas como acidentes
ou conseqüências de erros.
A teoria neoclássica era composta por quatrosimportantes escolas: Escola de Viena, a qual tinha como ênfase de estudos a utilidade (teoria subjetiva do valor), tendo como principal representante Carl Menger, Escola de Lausanne que tinha como centro de estudos o equilíbrio, sendo Walras seu principal representante, Escola de Cambridge, que tinha como objeto de estudo o comportamento humano no mundo ecnômico, sendo Marshal seu principal nome e por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escolas de pensamento economico
  • Escolas do pensamento econômico
  • teorias e escolas do pensamento economico
  • Escolas do pensamento econômico
  • Escolas do pensamento econômico
  • Escolas do pensamento economico
  • Pensamento Econômico da Escola Clássica
  • Faça um quadro síntese das principais escolas do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!