ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Páginas: 17 (4151 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
COLEGIADO DE PEDAGOGIA


FABIANA DE CASTRO ARAUJO ALMEIDA






ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS











FEIRA DE SANTTANA
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
COLEGIADO DEPEDAGOGIA


FABIANA DE CASTRO ARAUJO ALMEIDA







ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS


Trabalho apresentado a Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS), como requisito parcial da disciplina Pesquisa em Educação, ministrada pelo Docente Ivan Farias





FEIRA DE SANTTANA
2012

INTRODUÇÃO
Oprocesso de escolarização no contexto escolar é um tema recente, porem que suscita muitas discursões no meio acadêmico. Escolarizar no contexto hospitalar busca não só atividades lúdicas e recreativas para a melhoria desse processo, como por sua essência deve possibilitar a criança e jovem o desenvolvimento da aprendizagem e a aquisição de novos conhecimentos.
A pratica da escolarização estádiretamente ligada a Classe hospitalar, que se estabelece como lugar que possibilita a aquisição do conhecimento para crianças enfermas, fora do ambiente hospitalar. Esta modalidade educacional encaixa-se perfeitamente na definição de Ghon (1999) sobre a educação não formal, onde existe a preocupação de se transmitir os mesmos conteúdos da escola formal, entretanto esse repasse é desenvolvido emespaços alternativos e com metodologias e sequências cronológicas diferenciadas.
Para Ceccim (1999) é preciso perceber que a criança e jovem que necessita de internação hospitalar, necessita também de atenção ao seu desenvolvimento psíquico e cognitivo, pois a mesma passa por processos atípicos, nesse jornada da interação, para tal precisa-se não só de profissionais preocupado em sanar asdebilidades físicas, mas também as psíquicas e cognitivas que são de fundamental importância, para a sua volta a realidade.
As atividades voltadas para o desenvolvimento cognitivo da criança e jovem, implica na regularidade e responsabilidade com as aprendizagens formais da criança em sua prática diária, visando à continuidade do ensino de conteúdos da escola de origem da criança e/ou o trabalhoeducativo com conteúdos programáticos próprios à cada faixa etária das crianças hospitalizadas, levando-as a sanarem dificuldades de aprendizagem e à oportunidade da aquisição de novos conhecimentos (CECCIM, 1999).
Assim podemos perceber que a escolarização hospitalar, torna-se não só um meio para o aprendizado dos conteúdos do currículo escolar, mas que ela possa possibilitar o desenvolvimentosignificativo da aprendizagem. Assim torna-se necessário compreender quais os desafios e possibilidades das estratégias educacionais, para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças com o tempo de hospitalização maior que 60 dias, internadas no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana?























PROBLEMA
Quais os desafios e possibilidades das estratégiaseducacionais, para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças com o tempo de hospitalização maior que 60 dias, internadas no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana?






















OBJETIVOS
GERAL
Analisar os desafios e possibilidades no desenvolvimento da aprendizagem em crianças que vivenciam a escolarização hospitalar.

ESPECIFICOS
Conhecer asprincipais estratégias educacionais da escolarização hospitalar;
Identificar os desafios e possibilidade para a escolarização de crianças no contexto hospitalar;
Definir as concepções de aprendizagem no contexto educacional;
















HIPOTESE
Como este estudo será possível perceber que muitos tem sido os desafios enfrentados pelos pedagogos que atuam na escolarização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A criança hospitalizada: a atuação do psicólogo hospitalar
  • Pedagogia hospitalar: atendimento a criança hospitalizada
  • Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança
  • A criança em desenvolvimento: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
  • Desafio de aprendizagem desenvolvimento humano
  • O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
  • A Brinquedoteca no Desenvolvimento Psicossocial da Criança e na Aprendizagem
  • Desenvolvimento motor de crianças com dificuldade de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!