Escola

Páginas: 12 (2942 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARNAÍBA – PI, DA ESCOLA NORMAL AO CURSO UNIVERSITÁRIO.

Maria dos Santos Parentes¹

Resumo

Abstract


1. Introdução
Ao longo dos anos a educação parnaibana vem apresentando grandes melhorias, segundo dados de pesquisas recentes acerca da qualidade da escola piauiense, estas melhorias se devem, em grande parte, à formação e qualificação que osprofissionais da educação têm buscado ao longo dos anos. Neste sentido, é imprescindível a análise das grandes mudanças ocorridas no decorrer do tempo e seus impactos nas práticas cotidianas dos docentes em sala de aula.
No presente trabalho pretende-se analisar o caminho percorrido na formação de professores de Parnaíba ao longo dos anos, buscando compreender as práticas docentes e o currículona Escola Normal e nos atuais cursos de Pedagogia de algumas universidades parnaibanas, a fim de entender as mudanças no cotidiano escolar das salas de aula que resultaram progressos na qualidade do ensino desta cidade.
Considerando os métodos outrora utilizados e os confrontando com as ações hoje exercidas nas salas de aula, é possível encontrar pontos em comum que corroboram para as práticasdocentes que estão dando certo e elevam a valorização da educação de Parnaíba. Revisitar o passado é, portanto, citação.
Quanto a historia da Escola Normal em Parnaíba trabalhou-se com: Mendes (2001), . Sobre o surgimento dos cursos de Pedagogia nesta cidade, teve-se como referência:
FALTAM INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA , METODOLOGIA, PUBLICO ALVO___________________________________________________________________________
¹Pedagoda. Aluna do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia Intensiva – FATECI
2. Currículo e práticas docentes na Escola Normal e nos cursos de Licenciatura em Pedagogia em Parnaíba.

A primeira escola primaria de Parnaíba foi fundada por volta do século XVIII, por iniciativa do governo, que tinha como objetivoalfabetizar os povos das colônias. As instituições de ensino inauguradas na capital e nas cidades do interior do Piauí, nesta época, não recebiam a devida atenção, os recursos eram escassos e os professores poucos valorizados, chegando a serem pagos com “paneiros de farinhas”, segundo Mendes (2001,p. 42). Desta maneira, das escolas de primeiras letras, cadeiras de latim e outras fundadas em Parnaíbae no restante da capitania poucas realmente funcionavam, devido principalmente a falta de pessoas interessadas em assumir as vagas de professores.
Tempos depois, em 1910, com a eminente necessidade de se formar professores qualificados para lecionar foi implementada, pelo então governador Antonino Freire, a Lei nº 548 de 30 de março que buscava reformar o ensino público no Piauí, após algumastentativas frustradas de implantar o Ensino Normal no estado, esta foi então regularizada, chegando até Parnaíba. Segundo Lopes (in Rodrigues, p.5) “A Escola Normal surgiu, então, como desejo de superação daquele que, na concepção de seus membros, era o maior empecilho para a ação eficaz da educação: o professorado.”
Em meio à necessidade de uma reforma na educação de Parnaíba, foi criada na cidade,juntamente com o Ginásio Parnaibano, a Escola Normal em 11 de julho de 1927, a qual funcionava no prédio do Grupo Escolar Miranda Osório, sendo que o curso foi regulamentado apenas no ano seguinte, 1928, tendo entre seus professores alguns dos principais intelectuais de Parnaíba como: Edison da Paz Cunha, João Batista Campos, Alfredo Amstein, Henriette Sotter, Lize pires, Maria Celeste de Jesus,José de Lima Couto, Clodoveu Cavalcante. Segundo Silva (2010), a Escola Normal foi ( seria bom colocar em baixo, quando for comentar a citação)
Para a educação parnaibana uma grande conquista, a necessidade de formar professores para atuarem no ensino primário, em um momento que buscava-se instalar escolas para atender a deficiência existente, uma vez que, a maioria dos professores que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola
  • Escola
  • Escola
  • A escola
  • escola
  • Escola
  • Escola
  • Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!