ESCOLA E SOCIEDADE

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
EXPULSAO DOS JESUITAS
A política educacional como outra qualquer de Pombal era lógica, prática e centrada nas relações econômicas anglo-portuguesa.
A reforma educacional pombalina culminou com aexpulsão dos jesuítas precisamente das colônias portuguesas, tirando o comando da educação das mãos destes e passando para as mãos do Estado. Os objetivos que conduziram a administração pombalina a talreforma, foram assim, um imperativo da própria circunstância histórica. Extintos os colégios jesuítas, o governo não poderia deixar de suprir a enorme lacuna que se abria na vida educacional tantoportuguesa como de suas colônias.
Para o Brasil, a expulsão dos jesuítas significou, entre outras coisas, a destruição do único sistema de ensino existente no país
QUESTÃO 01
Marque as opçõescorretas de acordo com as abordagens:



1. Abordagem Tradicional

( ) Nessa abordagem, ensinar consiste num arranjo e no planejamento de contingência de reforço em que a responsabilidade deassegurar a aquisição do conhecimento é do professor. A aprendizagem resulta da organização (estruturação) dos elementos para as experiências curriculares, dirigindo os alunos para chegarem aocomportamento final desejado.



2. Abordagem comportamentalista
( ) Nessa abordagem, o ensino não é diretivo e busca interpretar a atitude de confiança e respeito pelo aluno. A aprendizagem significativaé considerada por Rogers como a que envolve toda a pessoa. A aprendizagem tem a qualidade pessoal e envolve processos de autoavaliação, criatividade, capacidade de valoração, autoconfiança eindependência.



3. Abordagem humanista
( ) Enfatiza a constituição da sala de aula, onde os alunos são “instruídos” e “ensinados” pelo professor. A aprendizagem do aluno tem um fim em si mesmo: osconteúdos e as informações têm de ser adquiridos e os modelos, imitados;



4. Abordagem cognitivista
( ) Visa um ensino que procura desenvolver a inteligência. O professor deverá priorizar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola e sociedade
  • sOCIEDADE SEM ESCOLA
  • escola e sociedade
  • Sociedade e Escola
  • Escola Sociedade
  • A escola na sociedade
  • escola e sociedade
  • sociedade sem escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!