Escola e família

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
Introdução

As famílias que buscam a formação integral de seus filhos querem ter, na escola, um aliado. Ninguém duvida que as propostas pedagógicas em voga são aptas a educar também em valores em virtudes, além dos conhecimentos elementares, científicos e técnicos.
Também é pacífico que, mesmo sem serem perfeitos, os professores podem transmitir como exemplo, muito mais do que o conteúdo desua disciplina. E geralmente, os professores são pessoas boas, lutadoras, com vocação para o ensino e dispostos ao sacrifício para ensinar bem.
Já a família é a protagonista da educação e, nesse papel, responsável por determinar os princípios e valores que regerão o trabalho. A escola é sua maior aliada, por isso a escolha criteriosa deve buscar essa identidade a qualquer custo.
Família e escolaprecisam estar sincronizadas em perfeita harmonia no que respeita aos princípios e valores dominantes para a formação dos alunos. Nem sempre é possível ter a completa noção, pois os princípios aparecem camuflados em conceitos que levam em conta o sucesso, as possibilidades profissionais, o dinheiro, o prazer e outros valores que facilmente confundem por aparentar felicidade.

Qual a importânciada relação Escola x Família no processo de aprendizagem do aluno?

A família ocupa um papel importante na escolarização, principalmente no que se refere a questão desenvolvimento de escolar do seu filho. Juntos criam uma parceria isso torna mais fácil e superável as possíveis dificuldades enfrentadas durante este processo. Quais os principais desafios enfrentados nesta relação? E comosuperá-los? Como lhe dar com a falta de comprometimento dos pais em relação a educação de seus filhos? São algumas perguntas que tentaremos responder em nossa pesquisa.





Justificativa

Este projeto justifica-se pela necessidade de promover a importância da relação escola x família no que se refere a aprendizagem do aluno com a finalidade de promover o sucesso escolar. Queremos identificar qualas dificuldades envolvidas neste processo. Sabemos que a família tem um papel essencial neste processo de aprendizagem e que a instituição escola na maioria das vezes sabe e trabalha com a finalidade de promover a educação.
Dentre as reflexões do tema aqui apresentado “Relação Escola X Família”, A Importância desta Parceria no Processo de Formação do Aluno - outro ponto que abrange o projeto éque família e escola caminhem juntas, objetivando, sempre a conscientização do aluno na construção do seu conhecimento, como também da sua autonomia frente às decisões necessárias para o sucesso do ensino – aprendizagem.
“A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influênciasculturais” (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992, 2000).
O que vemos atualmente, são pais depositando a responsabilidade de educar seus filhos na escola, enquanto algumas escolas, esperam que os pais repassem valores necessários para formulação do caráter do aluno.
Trazer a família para a escola alarga ou formula os pensamentos do educando sobre a escola e faz com que a escolaconheça sobre a cultura de cada aluno. O papel da família é acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos e auxilia-los em possíveis problemas enfrentados por eles. Tornando assim a parceria escola família eficaz.









Hipótese

O desempenho escolar de cada aluno depende, primeiramente, dessa interação escola/família e posteriormente da relação entre professor e aluno.
Há certotempo atrás as escolas e famílias não mantinham essa relação de interação e não notavam que esse é o principal fator para a educação e formação (Também psicológica) dos alunos. Hoje muitas escolas procuram manter essa relação com os pais para estruturar os alunos e também para seu próprio benefício, já que os alunos que são educados em outros ambientes além da escola têm muito mais estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • familia e escola
  • Família e escola
  • Escola E Família
  • família na escola
  • A FAMÍLIA NA ESCOLA
  • Família e escola
  • Escola e familia
  • A escola da família

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!