ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA - LICENCIATURA

JOSIEL CORDEIRO DE OLIVEIRA















ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
Produção Textual Individual














Castanhal
2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA - LICENCIATURA

JOSIEL CORDEIRO DE OLIVEIRA










ESCOLA EDIVERSIDADE CULTURAL
Produção Textual Individual








Trabalho apresentado ao Curso de (História -licenciatura) do polo Castanhal-Pará da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociedade, Educação e Cultura, Educação e Inclusão, Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS e Seminário I.

Prof. Okçana Battini, Giane Albiazzette, Edilaine Vagula e Fábio Luiz da SilvaCastanha
2013
Introdução
O ser humano apresenta diversas características de comportamento que influenciam as suas ações na sociedade. A nossa formação ocorre por meio dos conhecimentos que somos levados a aprender e repassar no convívio com outros indivíduos dentro da sociedade. Quando nascemos já somos inseridos em um contexto pré-determinado pela identidade cultural ao grupo que fazemosparte.
Os valores culturais de um povo são formados por vários elementos, como ideias, mitos, danças, festas populares, culinária, crenças, valores, modo de se vestir, entre outros fatores. São características muito importantes de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensãoterritorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
Ao longo do tempo o sistema educacional brasileiro criou mecanismos de exclusãodos processos de escolarização. Mesmo após a universalização da escola pública o sistema educacional brasileiro se constituiu como um espaço permissivo e excludente, através de um contexto de ensino que valoriza e legitima a cultura e a sociedade do sistema dominante.
Para se adequar a nível internacional o Brasil passou a aprovar leis favorecendo as diversidades culturais e o processo deinclusão nas escolas regulares. Fazendo com que o trabalho desenvolvido nas escolas atenda todo tipo de diferença, visando a preparação dos indivíduos para um mundo globalizado, tendo em vista o processo de mudança que ocorre na sociedade.


Desenvolvimento
A escola deve trabalhar, portanto, ressaltando a força de um currículo extra-escolar, que servirá para que os educadores exerçam o papel demediadores fazendo com que a perspectiva multicultural seja retratada a partir de coordenadas mais amplas do que as do currículo escolar.
  Existe, no entanto, um empecilho a ser enfrentado ao se aplicar no currículo a questão da diversidade cultural: fazer com que não se torne uma ameaça à preservação da própria identidade seja da cultura dominante ou das minorias segregadas. Logo, a junção dediversas culturas deve levar em consideração as condições sociais e econômicas concretas de cada sociedade.
Para conviver com as diversidades no ambiente escolar, é preciso respeitar as distintas visões de mundo e valores, fortalecendo as ações de combate à discriminação e aos diversos tipos de preconceitos existentes na sociedade. Diante disso, devemos assimilar conceitos que envolvem as temáticas dadiversidade, etnia, gênero e sexualidade. Esse embasamento teórico possibilita uma reflexão na sala de aula para debater sobre temas polêmicos como racismo, a equidade de gênero, sexualidade e orientação sexual. Na verdade, o profissional da educação deve transformar a sala de aula em um ambiente colaborativo, com uma gestão de saber que envolve também aspectos humanos, culturais e sociais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola e diversidade cultural
  • Diversidade cultural e escola
  • diversidade cultural na escola
  • Diversidade cultural e escola e sociedade
  • A diversidade cultural na escola
  • A diversidade cultural nas escolas
  • ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
  • ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!