Escola e Comunidade: uma interação necessaria

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Escola e comunidade uma interação necessária .

A escola conhece realmente a comunidade a qual atende? Como pode a escola ter um bom desempenho, se não conhece a realidade em que vivem seus alunos? É pensando nessa questão, interação – escola e comunidade que levantamos essa questão delicada e porque não dizer humana.
Nelson Pilett - educador e historiador brasileiro, autor de livrosimportantes na área da educação. Levanta essa questão. O autor afirma, em uns do seus artigos , muitos docentes apenas trabalham na região, e após o termino retornam à seus lares, ou seja visitar suas casas é algo fora do contexto.
No Rio de Janeiro, favela da Rocinha, o professor Antonio Leal decidiu fazer um trabalho com alunos repetentes, o qual inspirou a escrever um livro “Fala Maria Favela” ,da sala de aula ele descreve o que observou em sala de aula
“Das janelas em forma de venezianas, com muitos vidros quebrados, via-se o interior das casas montadas no barranco: aparelhos de televisão, sofás de napa, imagens de são Jorge e são Sebastião etc. Sempre muitas crianças brincando, soltando pipa, brigas e discussões de marido e mulher, homens construindo novos barracos, enfim a vida dafavela entrando pela janela da sala. Assim deve ser na escola (…). [Enc ontra-se, no entanto] a sala sempre igual: carteiras individuais, a mesa do professor e o quadro negro” (São Paulo: Editora Ática, 1993, 12ª ed.).
É como se autor emprestasse os seus olhos para sociedade, ou melhor, para escola. Os profissionais são capazes de inserir essa realidade nas aulas? Mostrar que, não só conhecem, masrespeitam as dificuldades. E porque não dizer que são dignos de admiração. Dependo das condições que estão sujeitos, é possível afirmar que esses jovens, enfrentam serias dificuldades para manter se na escola.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS – menciona a comunidade, como um elemento importante nesse quadro de formação.
‘’ A própria comunidade escolar de todo o país já está cientede que os PCN não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.
Apenas informa que a comunidade esta ciente do papel da escola, mas em nenhum momento estabelecem planos ou incentivos de relação, a interação no sentindo pessoal não é incentivada. Quando se falaem comunidade e escola, a ideia que se tem é que a escola aberta para comunidade. Mas seus funcionários estão receptivos a população. Tratamos bem pais, parentes amigos dos alunos. Qual é postura que os funcionários tomam diante das ‘visitas’? A relação é o mais distante possível, a postura deixa claro quem são os professores quem é a comunidade, não existem conversas e os pais nem se aproximam.Paulo freire reporta ao mundo imediato dos sujeitos, isto quer dizer , que lugar onde vivem , é mesmo lugar que criam e sonham. Diante desta afirmação, reconhece a importância de se valorizar o local que esses jovens moram. É necessário relacionar suas moradias com suas identidades.
Além disso, os professores criam rotulam no aluno de comunidade, segundo a reportagem da folha de junho de 2011 ,muitos docentes acreditam que muitos alunos de sua escola não irão concluir o Ensino Fundamental. A expectativa de alunos que irão ingressar na universidade é menos positiva ainda, menos de 8,2% dos profissionais acreditam que jovens vão cursar ensino superior. Ainda de acordo com a reportagem, um professor que da aula para crianças de classes sociais melhor é mais positiva, do que a visão deprofessores que dão aula para alunos mais pobres.
Mas como fica a qualidade do ensino, se os próprios profissionais não acreditam na evolução do educando? Hoje muito se discute sobre uma escola preparada, que respeite a heterogeneidade e principalmente a individualidade da comunidade escolar. Isso virou sinônimo de desafio, é necessário estabelecer condições mais adequadas para atender a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola e comunidade: a interação necessária
  • A escola e a comunidade
  • Importância da interação comunidade-universidade
  • A comunidade na escola
  • Comunidade e escola
  • ESCOLA E COMUNIDADE
  • escola comunidade
  • Interação Comunidade Carente e Universidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!