Escola e comunidade: integração e construção coletiva

Páginas: 10 (2265 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2012
Título: ESCOLA e COMUNIDADE: Integração e Construção Coletiva

Autor: ANA SALETE DIPP



INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo em torno da questão: “ESCOLA e COMUNIDADE”. Buscou-se num primeiro momento a reflexão nos estágios realizados, dos quais visualizou-se a participação da comunidade nas atividades escolares, ou seja, a interação desta nos aspectos gerais, as semelhanças e diferençasnum contexto educativo e comunitário.
A partir daí questiona-se onde fica a integração e construção coletiva entre ESCOLA e COMUNIDADE? Se estes são eixos essenciais no ensino-aprendizagem.
Faz-se notório a necessidade urgente da descentralização da escola, onde a autonomia possa interagir junto às bases sociais, na integração e construção coletiva visando o desenvolvimento na comunidade ondeestá inserida.
Este assunto sempre fez parte de debates educacionais, a relação da comunidade no contexto educativo, ou seja, a participação dos sujeitos que vivem e constroem a história de um delimitado contexto geográfico. Sabe-se que a escola muitas vezes se fecha para o debate aberto com a comunidade, não abre espaço para a participação, porque não compreende a amplitude das relações pessoaise interpessoais na construção e no desenvolvimento de objetivos educativos específicos para determinada realidade social.
Não se pode negar a importância da participação da comunidade na construção de um planejamento educativo. Sabe-se que ela é o ponto de partida para determinadas decisões, pois é dentro desta realidade que os alunos vivem com suas famílias e constroem suas próprias histórias devida.
Desta forma, a proposta central deste estudo quer mostrar a necessidade urgente da ESCOLA e a COMUNIDADE agirem juntas num contexto de forma integrada, construtiva e coletiva, procurando assim, encontrar saídas para os desafios rotineiros. Para isso é necessário que se pense a escola como fazendo parte da comunidade e vice-versa.
Faz-se necessário entender também as diferenças sociais,culturais e geográficas onde esteja inserida a escola, já que a realidade é notória em seu contexto de interesse, formação e culturas diversificadas, sabemos que a família é a primeira instituição a ser contemplada, merece total atenção, sendo a base para a formação do caráter e personalidade, também é nela...
(...) que se oferece cuidado e proteção para as crianças, assegurando sua sobrevivênciae condições dignas de vida. Também ela contribui para a socialização dos filhos em relação aos valores socialmente aceitos (...) e ainda, (...) constitui o agente socializador direto por excelência e funciona “como filtro” consciente ou inconscientemente de todos os agentes socializadores. (TORNARIA, 2001, p. 61).

É essencial compreender as mudanças e rumos que a sociedade tomou nas mudançasrelação família, e sendo a comunidade uma parcela desta que se transforma constantemente, merece atenção por suas mais distintas particularidades, que partem de sua realidade específica e atuam paralelamente na organização do sistema social global.



1. Dados gerais da realidade pesquisada

Ao analisar as instituições escolares pode-se perceber que existe um grau de perplexidade que ascircundam nas últimas décadas. Acredita-se que esse problema está centrado na falta de clareza que devam ter enquanto instituições responsáveis pela formação do cidadão.
Hoje, o aprofundamento da desagregação social que impede a constituição de qualquer consenso sobre os princípios e valores que deveriam reger as relações entre sujeitos e instituições sociais, dificultando muitas vezes odesenvolvimento educacional.
A família, assim como a comunidade, transferiu para a escola a missão de educar e orientar as crianças nas questões éticas e sociais. Nessa inversão de valores fez com que a escola deixasse de desempenhar o seu papel principal que é a de transmitir o conhecimento e se preocupar com as questões sociais.
Atualmente, pode-se dizer que a grande maioria do povo tem acesso à escola....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTEGRAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE
  • projeto integração escola e comunidade
  • Integração entre Comunidade e Escola
  • integração escola comunidade
  • Integração escola comunidade
  • Projeto de Integração Escola e Comunidade
  • integração escola e comunidade
  • Integração escola e comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!