Escola sem muros

Páginas: 11 (2725 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
EMEF Presidente Campos Salles

Introdução.

Neste presente trabalho iremos retratar a história, principais características e mudanças que existem nos dias atuais na EMEF Presidente Campos Salles. A escola pertencente à rede municipal do estado de São Paulo decidiu derrubar seus muros e juntar as turmas de uma mesma série para saber qual seriam seus resultados e se estes seriam positivosou negativos. Além de derrubar as paredes, a dinâmica dentro das salas de aula também mudou da água para o vinho, os alunos passaram a atuar prioritariamente em grupo e a escolher a atividade do dia, dentro de um roteiro previamente organizado e mediado pelo professor. A inspiração e modelo para formar uma escola assim vieram da escola da ponte situada em Portugal. Mas a motivação maior para mudartal escola veio do envolvimento da comunidade com a escola onde, esta levantou a bandeira da paz e da educação de qualidade pois, era uma favela muito violenta de se viver e para se educar também.
Foi a partir desta parceria entre escola e comunidade que criou-se a concepção de um bairro educador onde, a comunidade tem um distinto e freqüente envolvimento com a escola. Mas não podemospensar que foi tudo muito fácil, a escola teve que passar por algumas insatisfações vindas da Diretoria Regional de Educação Ipiranga, e também da própria comunidade que no começo não acreditou muito nesta idéia do diretor Braz, achando que ele estaria ajudando a aumentar a violência e o tráfico de drogas ao invés de diminuir estes.

Quem foi o diretor Braz.









Nascido em Córrego dasCruzes, interior de São Paulo, Braz foi criado à base de desafios: andava 12 quilômetros para poder freqüentar a escola, acordando às quatro da manhã para estar na aula às oito. Na faculdade, não era raro jantar apenas um saco de pipoca, na saída do trabalho, antes de assistir às aulas à noite. Com a persistência adquirida na infância, Nogueira fez da escola pública que dirige uma referênciainternacional na integração escola-comunidade e no ensino de direitos humanos. Em 1995, quando passou em concurso da prefeitura para diretor de escola, Nogueira pôde fazer uma lista das escolas nas quais gostaria de trabalhar, devido à sua boa colocação. Das 14 que selecionou a E.M.E.F. Presidente Campos Salles era a primeira. A escolha teve dois motivos: na época, morava perto e podia ir a pé aotrabalho; e, ainda como professor, havia percebido que tinha mais chance de realização pessoal nas comunidades de periferia. "Não é por ter mais trabalho a ser feito, a questão é de não negar a minha origem e saber que, se as pessoas têm oportunidade, têm mais condição de desenvolver suas capacidades, de se encaminhar na vida. " Quatro meses antes de assumir o cargo, Nogueira passou a freqüentar aescola, sem dizer quem era. Com outros moradores, pulava o muro nos finais de semana para jogar bola, como pretexto para estabelecer contato com a comunidade. Em 21 de novembro de 1995, chegou oficialmente como diretor, para o espanto daqueles que já o conheciam. Naquele dia, em que enfrentou uma chuva de demandas e percebeu a luta dos diferentes grupos pelo seu apoio, colocou as mãos na cabeça epensou: "Meu Deus, o que foi que eu fiz?".

Conhecendo um pouco a escola.

* Perfil da comunidade: 95% de seus alunos moram em Heliópolis, área de um milhão de metros quadrados na região sul de São Paulo, entre Sacomã e o ABC. Heliópolis já foi uma das maiores favelas de São Paulo com 125 mil moradores, sendo  92% nordestinos, 53% na faixa etária de ate 25 anos. Atualmente, 75% do bairro já teminfra estrutura, embora não haja planejamento urbano. 40% das famílias são só de mães e filhos. Tem uma comunidade bastante organizada, onde mais de 100 organizações sociais desenvolvem projetos.
* Alunos:
Ciclo I  (corresponde as séries de 1a a 5a): 391
Ciclo II (corresponde as séries de 6a a 9a): 406
Ensino para jovens e adultos (EJA): 227 alunos
Totalizando: 1.120 alunos
* Equipe de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • entre os muros da escola
  • Entre o muros da escola
  • entre os muros da escola
  • entre os muro da escola
  • ENTRE Os Muros Da Escola
  • Entre os muros da escola
  • Entre os muros da escola
  • Entre os muros da escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!