Escola Salesiana S O Jose AON

337 palavras 2 páginas
Escola Salesiana São José

Brainstorming

2014

Oque é brainstorming?
Brainstorming
– É uma técnica criada pelo americano Osborn em 1963 utilizada para auxiliar um grupo de pessoas a criar o máximo de idéias no menor tempo possível.
Geralmente traduz­se para o português como “tempestade cerebral” ou “tempestade de idéias”. Esta técnica visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade e sua prática pode durar desde alguns minutos até várias horas ou até mesm o dias.
Geralmente o brainstorming funciona com base em algumas regras: não criticar as idéias, encorajar idéias diferentes e incomuns, estimular a quantidade ao invés de qualidade e não respeitar a propriedade intelectual. Obviamente, o ambiente deve ser relaxante e propício à geração de novas idéias. Ao final, com base em uma análise crítica, as melhores idéias são selecionadas para serem aprimoradas ou implementadas.

Conceito de brainstorming.
O
Brainstorming é um método de geração colectiva de novas ideias através da contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num grupo. A utilização deste método, criado por Alex Osborn nos anos de 1930, baseia­se no pressuposto de que um grupo gera mais ideias do que os indivíduos isoladamente e constitui, por isso, uma importante fonte de inovação através do desenvolvimento de pensamentos criativos e promissores.As sessões de brainstorming podem ser estruturadas de uma forma rígida em torno de determinado objectivo ou de uma forma totalmente livre, dependendo dos gestores de topo. Contudo, para encorajar a participação e a criatividade, os gestores tendem a dar total liberdade e a não emitir críticas nestas sessões. Ao retirar todo o tipo de restrições, é de esperar que surjam ideias convencionais, ideias interessantes e outras aparentemente ridículas ­ se não surgirem ideias ridículas ou impraticáveis, é sintoma de que a sessão não

Relacionados

  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas
  • Como encontrar um bom emprego
    159871 palavras | 640 páginas
  • mala direta 3000 empresas
    135747 palavras | 543 páginas