Escola, professor, aluno: metódo tradicional ou histórico crítico

Páginas: 8 (1996 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ANA PAULA DE MOURA
JULIANA SANTOS DE MATOS
LUCAS CABRAL RIBEIRO














trabalho interdisciplinar
EIXO TEMÁTICO: ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO: METÓDO TRADICIONAL OU HISTÓRICO CRÍTICO



























trabalho interdisciplinar
EIXO TEMÁTICO: ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO: METÓDOTRADICIONAL OU HISTÓRICO CRÍTICO








Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves,Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Renata







Carazinho
2012



Introdução


As metodologias de ensino sofrem mutações no decorrer no tempo, podemos perceber que muitas técnicas de ensino perduram por décadas, porém outras se dissipam e acabam pordeixar de existir. Metodologias extremamente tradicionais quase não são mais vistas, porém muito ainda há de tradicional em nossa educação.
Métodos, técnicas, espaços, caminhos, a didática, as temáticas, as funções da escola e do educador vem sofrendo mutações com o decorrer dos anos. Com o passar das décadas pode-se perceber que os caminhos da educação, a estrutura oferecida pelasinstituições de ensino, a tecnologia disponibilizada e a formação dos profissionais da educação, tudo vem se tornando diferente.
Compreender as diferentes formas de ensino é o que objetivamos com a apresentação deste trabalho que segue apresentar as diferentes maneiras de ensino, ou seja ,como era a visão da escola antigamente e como está nos dias atuais. Dessa forma conseguimos fazeraté mesmo um comparativo de métodos usados no passado e no presente, possibilitando um entendimento maior da relação aluno, professor e escola nos dias atuais, podendo perceber quais valores são necessários a serem mantidos em relação aos métodos tradicionais e as contribuições vindas com os novos métodos.
As informações mencionadas podem ser percebidas através das entrevista que foramconcedidas por professores de diferentes épocas em suas escolas.













Escola, professor, aluno: Metódo tradicional ou histórico crítico


Hoje em dia as escolas tem um Plano Pedagógico de ensino mais amplo, os professores realizam em sala de aula técnicas diferentes, maneiras particulares para ensinar e apresentam ao aluno um modo de ensino diferenciado usandomateriais alternativos dependendo do assunto ou tematica. Já antigamente usava-se o metodo mais concreto,ou seja, materias reciclados como tampinhas, sementes, britas, cartazes, painéis demonstrativos, pois até mesmo os recursos digitais e outros recursos que a maioria das escolas contam nos dias de hoje não era uma realidade.
Com isso antigamente os métodos de trabalho serelacionavam mais ao tradicional, por exemplo, nomes de colegas para alfabetizar, abrir bem a boca e salientar bem as palavras. E nos dias de hoje valoriza-se mais o método histórico crítico, buscando a metodologia o que aproxima das tendências críticas de forma que o aluno consiga expressar sua opinião na forma de ensino e hoje em dia os professores contam com um gama de recursos e auxilios que facilitampara que este formule aulas nesse contexto, ou seja, hoje muitos são os métodos e os auxilios dados aos professores na formulação de suas aulas. Lembrando que esta realidade não é encontrada em todas as intituições de ensino, pois ainda hoje encontramos muitas escolas com carencia de recursos.
O educador, mediador do saber, ocupa papel de destaque no processo ensino-aprendizagem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do professor e a função da escola frente aos métodos tradicional e histórico-crítico
  • O papel da escola e do professor x método tradicional e histórico-critico
  • A diferença da funçâo da escola e do papel do professor utilizando os métodos tradicional e histórico-crítico
  • Metodo histórico-critico e tradicional
  • Professor tradicional e histórico critico
  • Metodo tradicional e metodo historico critico
  • Métodos de ensino tradicional e histórico-crítico
  • Método de ensino tradicional e método histórico crítico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!