ESCOLA PLURAL, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO – BRASILEIRA.

1977 palavras 8 páginas
ESCOLA PLURAL, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO – BRASILEIRA.

INTRODUÇÃO

A escola não tem conseguido acompanhar o ritmo de informações que ocorrem na complexidade da sociedade atual. Há um grande esforço de profissionais da educação em buscar novas formas de atrair a atenção do aluno na sala de aula.
Mas, deparamos – nos com diversas situações delicadas que não temos de imediato um posicionamento adequado. A escola por sua vez, está sendo muitas vezes ultrapassada ainda reagindo a construção da sociedade contemporânea que focaliza os estereótipos como temas relacionados à diversidade, ao preconceito racial, às questões de gêneros, sexualidade e orientação sexual, assim a escola continua a ignorar esses temas que hoje são de suma importância para um bom convívio familiar, escolar e sócio – cultural.
A capacitação continua de professores mostrará a importância relevante ao abordar os temas que consistem hoje em uma escola plural, a formação o ajudará a conviver com a diversidade social no ambiente escolar, respeitando as distintas visões de mundo e valores, fortalecendo as ações de combate à discriminação e aos diversos tipos de preconceitos existentes na sociedade. Diante disso, devemos assimilar conceitos que envolvem as temáticas da diversidade, etnia, gênero e sexualidade. Na verdade, o profissional da educação deve transformar a sala de aula em um ambiente colaborativo, com uma gestão de saber que envolve também aspectos humanos, culturais e sociais.

1.Diversidade: homem, cultura e sociedade

Desde muito cedo percebemos as diferenças existentes entre o ser humano e os demais seres vivos. O ser humano apresenta diversificadas características comportamentais que influenciam as suas ações na sociedade. A nossa formação enquanto pessoa ocorre por meio dos conhecimentos que adquirimos no convívio com outros atores sociais. Quando nascemos já somos inseridos num

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas