ESCOLA INCLUSIVA

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 3 de abril de 2015
ESCOLA INCLUSIVA

Mudar a escola é uma tarefa que exige trabalho em muitas frentes. 
O conceito de necessidades educativas especiais traz consigo uma mudança na perspectiva da construção da resposta adequada a cada situação específica.
A escola regular terá de ser uma escola inclusiva e um pólo dinamizador da resposta para cada criança ou jovem.
     
Estrutura: Aestrutura de uma escola tem de se adequar às necessidades de alunos portadores de necessidades físicas e especiais, rampas de acesso para que haja ampla locomoção de cadeirante a todos os ambientes e banheiros adaptados para deficientes físicos, elevadores, sinalização tátil em paredes e no chão, corrimões, portas e corredores largos, banheiros com vasos sanitários, pias e toalheiros adaptados ecarteiras, mesas e cadeiras adaptadas.
Suporte Pedagógico: O material didático-pedagógico adequado ao ensino especial é de suma importância nas escolas, pois a exigência destes materiais se faz presente frente algumas necessidades, como a deficiência visual e auditiva.
Professorado: Há uma necessidade de preparar todos os professores para o atendimento de alunos especiais, mesmo que trabalhemconjuntamente com profissionais especializados em educação especial, para que em sua inserção na sala de aula comum, o estudante especial possa encontrar professores capacitados em ensinar para deficientes intelectuais, sensoriais e cognitivos.

Conscientização: O trabalho de conscientização de pais e alunos no que se refere ao acolhimento da pessoa deficiente e no combate à rejeição porparte daqueles que não apóiam a proposta de incluir alunos especiais nas salas comuns, é sem dúvida um desafio a ser enfrentado. Muitas são os que recebem bem a proposta de educação inclusiva e entendem que este processo é importante não somente para o deficiente, mas para todos, pois o convívio com as diferenças gera um melhor entendimento das relações sociais e aprimora a prática cidadã. Mas nemtodos pensam assim, e os relatos cotidianos nas escolas sobre discriminação e indiferença por parte de alunos e seus pais corrobora o lado oposto da controvérsia das opiniões. Por isso, o trabalho de conscientizar as famílias e seus filhos sobre o tema é sem dúvida um grande facilitador para a educação inclusiva, para que possa prepará-los em receber os deficientes de maneira positiva, auxiliandoassim para que a inclusão se estabeleça de Para o estudante deficiente físico ou intelectual, ser diferente não é problema, problema é ser tratado como diferente.
Construir uma escola da qual todos façam parte, em que todos sejam aceitos, ajudem-se e sejam ajudados pelos membros da comunidade escolar é um compromisso de todos. 

O processo da inclusão educacional de alunos com necessidadeseducativas especiais e de outros alunos com que a escola tem dificuldade de lidar.Com criatividade, podem usar a corpo, o movimento, o jogo, a expressão e o desporto como oportunidades de celebrar a diferença e proporcionar aos alunos experiências que realcem a cooperação e a solidariedade.
Outra possível barreira está nas próprias equipes das escolas, que podem temer que a presença dealunos com deficiência prejudique a qualidade do ensino., Há uma importância às informação junto aos profissionais, mostrando que a inclusão só traz benefícios
O desafio que confronta a escola inclusiva é favorecer o desenvolvimento de uma pedagogia que responda às necessidades diversas de seus alunos e proporcione diferentes alternativas para que cada um aprenda. 
Este trabalho buscareflexões para educadores a fim de discutir a diversidade no campo da educação inclusiva, tendo como propósito subsidiar o trabalho dos professores como ponto de discussão quanto à Inclusão Escolar, servindo de acervo e fonte de pesquisa para o corpo docente e fonte de crescimento dos alunos e educadores.
Não é somente a criança ou o jovem que devem se esforçar para atender às exigências da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EScola Inclusiva
  • Escola Inclusiva
  • Escola Inclusiva
  • A escola inclusiva
  • Escolas inclusivas
  • Escola inclusiva
  • Escola inclusiva
  • O papel do supervisor na escola inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!