Escola em busca de paz social

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Projeto “ Escola em busca da paz social”

1.INTRODUÇÃO
Atualmente as grandes cidades do mundo têm enfrentado muitos problemas, os mais variados possíveis, como a poluição, o trânsito, a fome e outros. Mas a Violência é um dos maiores problemas. A violência é crescente no mundo e particularmente nos países de Terceiro Mundo. Para as crianças e adolescentes, os locais de violência não sãoa guerra da periferia das grandes cidades ou o crime que domina as ruas, mas o próprio ambiente físico de seu lar, que deveria ser seu porto seguro. Nas escolas, o problema da violência chega a assustar alunos, pais, professores e todos aqueles que estão envolvidos no ambiente da escola. Já não se sabe o que fazer. A escola seria um dos espaços apropriado para a transformação deste terrívelquadro, mas o que se vê, é bem o contrário, pois a violência tem ultrapassado os muros das escolas: crianças e adolescentes que agem com violência às vezes entre si ou contra funcionários dentro das dependências da escola. A formação de gangues e grupos, já não é um temor, e sim, uma dura e cruel realidade. Esses alunos que unem formando gangues agem dentro e fora da escola de forma violenta contra suaprópria comunidade.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

O projeto de intervenção na prática pedagógica que ora se configura tem uma inquietude em saber como minimizar a violência que é um problema que tem tomado conta da sociedade, independente de qual seja região o estudo esteja focalizando. Uma vez estando presente na sociedade, também acontece no interior das escolas, mesmo que de forma implícita,atitudes de violência são deflagradas nestes ambientes.
A escola precisa despertar para a situação, pois, esta se agrava a cada dia e há que se proporem momentos de reflexões sobre o assunto e tomar as iniciativas cabíveis para não permitir que o ambiente escolar se torne palco de violência física, psíquica, moral, enfim, a violência precisa ser pensada, debatida e combatida nas escolas buscandorefletir na sociedade.principalmente neste meio que a escola se encontra conforme dados estatísticos da policia militar e civil apresentado na reunião do conselho.

3. JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica pela urgente necessidade de se fazer uma reflexão no ambiente em que se encontra a escola, acerca da violência que cada vez mais se faz presente em seu interior, ciente desta situaçãoa nova gestão da Escola X situada na periferia da cidade de Belo Horizonte, tendo convicção de que a escola é uma agência prestadora de serviços à população, e por isso precisa levar em conta os interesses dos cidadãos, a quem ela deve servir e para os quais foi criada propõe transparência das ações e, portanto, presta contas à sociedade. Com este intuito e reconhecedora do papel fundamentaldo Conselho Escolar no processo, procurará realizar uma gestão democrática contribuindo para que a escola construa seus valores e princípios democráticos numa ótica de humanização, imprimindo novas formas de relações sociais criando oportunidade de a comunidade escolar apresentar suas insatisfações, como foi levantado na ultima reunião do conselho. Por este motivo implantará na escola oProjeto “ Escola em busca da paz social” Procurando com este a chance de se juntar em lutas coletivas, pois há questões que ultrapassam a escola e exigem uma luta mais ampliada na comunidade como a violência alarmante neste local. A escola começará por ela mesma, se organizando como campo de relações democráticas que antecipem uma ordem social mais coletiva, mais participativa, mais igualitária, maiscomprometida com a construção de uma sociedade mais justa sem violência. Propõe portanto fazer com que os atores do ambiente escolar reflitam sobre o que acontece no mundo, em seu país, em seu estado e, por fim em seu município, mais propriamente na Escola e em seu entorno..

4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL

Refletir sobre a função da escola no combate à violência que está cada vez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paz na escola
  • paz na escola
  • Paz na escola
  • Paz na escola
  • A escola pela paz
  • paz na escola
  • O DESARMAMENTO E A BUSCA DA PAZ
  • Releitura da violência em busca da paz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!