Escola Eleática

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A Escola Eleática engloba os filósofos Parmênides de Eléia, Zênon de Eléia e Melisso de Samos. Platão e Aristóteles diziam que o fundador dessa escola era Xenófanes de Cólofon, porém, narealidade, não há nenhuma ligação efetiva dos pensamentos dele com os dos eleatas.
Os eleatas lidavam com alguns conceitos. Dentre eles: Qual a essência de determinada coisa, defesa da tese de que tudo queexiste têm uma essência única e não pode se modificar, consideração de uma realidade falsa que se apresenta aos nossos sentidos (que percebem tudo como uma união de vários elementos formadores dascoisas existentes, opondo-se a verdadeira realidade percebida pela nossa mente: que todas as coisas possuem uma essência única) e a explicação racional para o
estabelecimento da verdade.
Acidade-estado de Elea, ao sul de Nápoles, na península italiana ocidental, foi a casa da escola eleática de pré-socráticos. O primeiro filosofo dela foi Parmênides, cujo método era racionalista. Ele desafioua afirmação de Heráclito de que tudo estava em fluxo.
Para Parmênides (515-c. 450 aC), o "material" básico do cosmos está sendo. Tudo o que existe "é". Ele tem a propriedade de "é ser", porque"existe". Isto está em contraste com a não ser ou "não-coisalidade" (nada). Para Parmênides a mudança era uma ilusão.
Se nada existe, então ele "é", e se "é", então ele não pode ser e não ser, ao mesmotempo, sendo de alguma forma e então mudando para tornar algo mais. O argumento de Parmênides é uma afirmação radical do ser. Como racionalista, Parmênides defendeu "o Caminho da Verdade" e rejeitou o"Caminho da Opinião".
O segundo dos eleatas foi Zenão de Elea (c. 470 aC). Ele é famoso por seu paradoxos e ele posou para demonstrar que a mudança é uma ilusão. Alguns de seus paradoxos são sobrea experiência do movimento. Eles procuram demonstrar que a crença em movimento aprisiona aqueles que acreditam no movimento como uma forma de transformar-se em uma contradição impossível.
Seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola eleatica
  • ESCOLA ELEÁTICA
  • Escola Eleatica
  • A escola Eleática
  • Escola eleática
  • Os Gregos
  • O estudo da obra de Parmênides: fundador da escola eleática
  • Resumo sobre o período cosmológico e as escolas filosóficas jônica, pitagórica e eleática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!