ESCOLA DION SIO MARQUES DE ALMEIDA

808 palavras 4 páginas
IZAIAS CARLOS DE ARAUJO FILHO

ÁGUA

PATOS-PB 2015
Este trabalho fala sobre a água de uma forma bem resumida. Falando sobre alguns pontos que afetam os ambientes aquáticos e sobre a importância da água em nossas vidas.
Está dividido em 5 páginas. Onde na primeira encontra-se o cabeçalho e a introdução. Na segunda e terceira página, o desenvolvimento. Na quarta, a conclusão e na quinta, as referências.

A água (H2O) é uma substância composta. Tem sua molécula formada pela ligação entre dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O).

Em nosso planeta, encontramos a água em mais abundância no estado líquido. Onde apenas uma pequena parte é potável (própria para consumo).

Algumas características da água: 1- É uma substância polar, ou seja, apresenta polo(s) negativo(s) e positivo(s). A polaridade da água se dá por conta da diferença que há entre a eletronegatividade do oxigênio e a do hidrogênio, fazendo assim, com que o átomo de oxigênio atraia com uma força mais intensa os elétrons do que o hidrogênio, o que irá resultar na criação de polos negativos e positivos. 2- É chamada por muitos de “solvente universal”, devido a sua capacidade de dissolver uma boa quantidade de substâncias. 3- A água possui elevados valores de calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de ebulição, e isso faz com que ela não tenha variações bruscas em sua temperatura, possibilitando a vida de muitos organismos, que só conseguem sobreviver em uma faixa estreita de variação de temperatura. 4- Seu ponto de fusão é de 0ºC (273 K) e de ebulição 100ºC (373 K). Uma coisa é certa, e quase todos sabem, a água é muito importante para nós e para as espécies aqui existentes. Muitas pessoas ainda acham que a água é infinita, que o problema da escassez de água nunca chegará

Relacionados

  • publicação
    62558 palavras | 251 páginas
  • estudante
    17826 palavras | 72 páginas