Escola de relações humanas

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 11 de junho de 2012
Escola de Relações Humanas











Faculdade Infórium – Belo Horizonte
2012
Introdução

O trabalho a seguir tem o objetivo de resumir estudos desenvolvidos pela Academia Nacional de Ciências, feitos a partir de 1924. Seguidos pela Escola de Relações Humanas, em 1927, baseados em orientações de Taylor e seus seguidores.
As teorias de Taylor visavam aperfeiçoar o trabalho,racionalizando-o e criando sistemas eficientes. Taylor acreditava que obtendo sistemas fechados, ajustados e eficientes teria bons resultados. Usava a burocracia como método de trabalho, utilizando regras que conduziriam o atingimento de metas e objetivos desejados.
Porém os estudos comprovaram que o ser humano tinha muita importância nos projetos da organização, mas não são previsíveis e controláveiscomo se acreditava. Passou-se a perceber certo grau de complexidade na gestão de pessoas, pois haviam muitos outros aspectos ligados à motivação e afetividade do ser humano. O controle através da burocracia foi tratado como regulação social.














Origem da Escola de Relações Humanas

A Academia Nacional de Ciências, em 1924, desenvolveu alguns estudos baseados emTaylor, Gilbreth e seus seguidores, onde concluiu que o homem era isolado e sua produtividade era estimulada cientificamente. Inspirados nestes estudos, professores da Universidade de Harvard desenvolveram outros estudos em sua fábrica de equipamentos telefônicos - a Western Eletric – em Hawthorne, 1927. A partir dai surgiu a Escola de Relações Humanas.
Os estudos foram baseados nas “relações daprodutividade com a iluminação no local de trabalho”. Os estudos foram chamados de Experiência de Hawthorne e foi dividida em três fases:
- A primeira fase se iniciou em 1923, orientada pelo Comité em Iluminação Industrial (Committee on Industrial Lighting) – fundado pela empresa General Eletric Company. Charles Snow, supervisor da pesquisa, decidiu testar a intensidade de luz sobre a produtividade.Separou os indivíduos, de forma que um grupo permaneceu com a mesma intensidade de luz por todo o estudo, enquanto o segundo grupo sempre tinha a intensidade de luz elevada. A produção dos dois grupos se elevou.
Após perceber que a iluminação não era fator motivacional para o trabalhador aumentar sua produção, Snow percebeu que haviam outras variáveis que não estavam sendo consideradas. HomerHilbarger, colega de Snow, interpretou corretamente a pesquisa, onde percebeu que os funcionários consideraram que a diretoria estava se preocupando com a melhoria das condições de trabalho ao participarem de tais pesquisas. Isso ficou conhecido como efeito Hawthorne: não importava a intensidade da luz, apenas por serem observados mudaram o comportamento.
- A segunda fase foi conduzida no RelayAssembly Test Room, em 1927. Onde seis mulheres foram separadas para montagem de relés elétricos, porém com condições especiais, por exemplo: salas menores, com iluminação intensa, condições de pagamento melhoradas, podiam conversar e interagir. Um observador também trabalhou na montagem. Perceberam que o fato de interagir entre o grupo e o pesquisador teve muita influência nos resultados.
- Aterceira fase, foi conhecida como Bank Wiring Observation Room, 1931. Utilizou sofisticação em focar a dinâmica de grupos, selecionou quatorze homens para montar componentes elétricos – em equipe – porém o pesquisador não interagiu tanto. Neste caso a produção limitou o ritmo de trabalho e produtividade.
A Escola de Relações Públicas não foi baseada apenas em relacionar as instalações de trabalho coma produtividade. Concluiu-se também que a produtividade se devia aos padrões e comportamentos informais gerados pelo grupo de trabalho, que refletiam em elementos de sua cultura e hábitos que socializa as pessoas. Que ao haver divergência entre trabalho e tais padrões informais, o trabalhador tendia a diminuir a produção.

Características da Escola de Relações Humanas

Enquanto as obras de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola das relaçoes humanas
  • Escola das Relações Humanas
  • Escola de Relações Humanas
  • Escola das relações humanas
  • escola de relações humanas
  • escola das relações humanas
  • Escola das relações humanas
  • EScola das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!