Escola de relações humanas e decorrência de relações humanas

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
São João de Meriti, 23 de outubro de 2012.
Universidade Estácio de Sá.
Campos São João de Meriti
Turno: 3
Curso: Administração
Período: 2
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Professora: Rafael Porto

Parafrasear os capítulos 8 e 9.
Escola de Relações Humanas e Decorrência de Relações Humanas.

A teoria das relações humanas surge na segunda década do século XX (1927), em umperíodo marcado pela recessão econômica, inflação, elevada taxa de desemprego e de grande atividade dos sindicatos. Essa teoria surgiu nos Estados Unidos, como consequência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Sua origem está nos seguintes fatos:

Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da adm cientifica;
Desenvolver a ciências humanas,especialmente a psicologia.
Elton Mayo é o fundador dessa escola, mas teve contribuição de Dewim e Lewin.
Teve origem também nas conclusões da experiência de Hawtorne, realizada entre1927 e 1932.
Experiência de Hawthorne Fase 1
= medir a correlação de produção com a iluminação. Nessa fase os pesquisadores observaram dois grupos: um com iluminação constante, outro que tinha variações de iluminação.Foi observado que o grupo que tinha a iluminação constante produzia mais peças que o outro grupo, mas não era só devido a iluminação, mas porque existia um fator psicológico, que não tinha sido observado antes: que o grupo que estava mais iluminado, suponha que tinha que trabalhar mais quando havia mais iluminação.
Fase 2
= grupo de controle e grupo de observação Foram formados dois gruposdentro da empresa, para fazer um experimento,1 grupo, o de controle, continuou com o mesmo sistema antigo, onde tinham supervisores e regras rígidas. O outro grupo, de observação, tinha 6 moças, e era um grupo de observação. Nesse grupo de observação, o ambiente era mais amistoso, as moças não tinham medo dos supervisores. O grupo passou por vários testes como períodos de folga, salário por produção,etc. Foi verificado que as moças gostavam mais desse grupo, e elas até faziam amizades La, acabaram desenvolvendo uma equipe. O grupo aumentou a produção naturalmente, pois estava mais bem motivado.
Fase 3
= fase das entrevistas. Como os pesquisadores notaram que havia um fator psicológico que fazia os funcionários trabalharem melhor num ambiente menos rígido, iniciaram uma fase de pesquisas,para ouvir os funcionários, e saber o que pensavam. Primeiro fazendo entrevistas diretas e depois indiretamente.
Fase 4
= foi analisando a organização informal entre os funcionários, como punir um funcionário do grupo, por esse não seguir as “regras” impostas pelo grupo em geral.
 Conclusões da pesquisa= o nível de produção é resultante da integração social (qto maior a integração do funcionáriocom o restante do grupo, maior sua capacidade de produção) Comportamento social dos funcionários ( o funcionário não é um ser isolado, ou seja, ele tem que se adequar as normas do grupo, ou pode ser punido socialmente, como ser evitado pelos outros)Recompensas e sanções sociais (mencionado acima tbm)Grupos informais : a empresa tem seus próprios grupos informais, o conteúdo de cargo não éimportante e especialmente. É dado ênfase nos aspectos emocionais dos empregados.
Civilização Industrializada e o homem.
Do ponto de vista de Elton Mayo, o homem é explorado pela sociedade industrial.
1) o nível de produção = nível de integração social
2) trabalho social
3) a administração da empresa deve compreender e ter mais comunicação com os funcionários.
4) o ser humano é movido pelanecessidade de estar junto, de ser reconhecido pelo grupo,
5) com a industrialização os grupos primários (família, igreja) foram desintegrados, sendo que o trabalho de tornou um segundo lar para os operários. Para Mayo e seus colaboradores , a organização tem duas funções básicas: Produzir bens e serviços (função econômica externa)Distribuir satisfação entre os seus participantes ( função social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Decorrências da Teoria das Relações Humanas
  • Decorrência da teoria das relações humanas
  • Decorrência da teoria das relações humanas
  • Decorrências da teoria das relações humanas
  • Decorrências da teoria das relações humanas
  • Decorrência da teoria das relações humanas
  • Decorrencia da teoria das relaçoes humanas
  • decorrências da teoria das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!