Escola de planejamento

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
A ESCOLA DE PLANEJAMENTO
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO FORMAL


INTRODUÇÃO.

As mensagens centrais da escola de planejamento sintonizavam perfeitamente com toda a tendência em ensino de Administração e com a prática empresarial e governamental: procedimento formal, treinamento formal, análise formal, muitos números. A estratégia devia ser guiada por um quadro de planejadoresaltamente educados, uma parte de um departamento especializado de planejamento estratégico com acesso direto ao executivo principal. A aparição da "administração estratégica" como campo oficial para cursos e conferências coroava toda essa atividade. 






































O modelo básico de planejamento estratégico

As principais etapas doplanejamento estratégico são: 

O ESTÁGIO DE FIXAÇÃO DE OBJETIVOS. 
Os proponentes da escola de planejamento desenvolveram extensos procedimentos para explicar e, sempre que possível, quantificar as metas da organização (geralmente colocadas, em forma numérica, como objetivos). 

O ESTÁGIO DA AUDITORIA EXTERNA. 
Uma vez estabelecidos os objetivos, os dois estágios seguintes, como no modelo daescola do design, são para avaliar as condições externas e internas da organização. 

O ESTÁGIO DE AUDITORIA INTERNA. 
Em conformidade com a abordagem de planejamento, o estudo de forças e fraquezas também foi sujeito a uma extensa decomposição. 

O ESTAGIO DE AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA.
Neste estágio, a literatura de planejamento recuperou o que havia perdido no anterior. Como o processo deavaliação se presta para elaboração e qualificação, as tecnologias abundam, variando do simples cálculo de retorno sobre o investimento até uma onda de técnicas como avaliação da "estratégia competitiva", "análise de riscos", "curva do valor" e os vários métodos associados ao cálculo do "valor para o acionista". 

O ESTÁGIO DE OPERACIONALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA. 
É aqui que a maior parte dos modelosse torna muito detalhada, quase como se o processo de planejamento tenha repentinamente passado pelo gargalo da formulação para acelerar, dentro dos espaços aparentemente abertos da implementação.

Afirmou Steiner: "Todas as estratégias precisam ser divididas em sub estratégias para o sucesso da implementação". Assim, a operacionalização de estratégias dá origem a todo um conjunto de hierarquias,em diferentes níveis e com diferentes perspectivas de tempo.


PROGRAMANDO TODO O PROCESSO. 
É preciso programar não só as etapas do processo, mas também o cronograma pelo qual elas são executadas.










Premissas da escola de planejamento

As estratégias devem resultar de um processo controlado e consciente de planejamento formal, decomposto em etapas distintas, cada umadelineada por checklists e apoiada por técnicas. A responsabilidade por todo o processo está, em princípio, com o executivo principal; na prática, a responsabilidade pela execução está com os planejadores. As estratégias surgem prontas deste processo, devendo ser explicitadas para que possam ser implementadas através da atenção detalhada a objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais devários tipos. 




































Alguns progressos recentes

PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS. 
O cenário baseia-se na suposição de que, se não se pode prever o futuro, especulando sobre uma variedade de futuros pode-se abrir a mente e, com sorte, chegar ao futuro correto. Eles também abrem perspectivas, de forma que o exercício inteiro também pode servisto como um estimulante da criatividade, mesmo que nenhum cenário se aplique perfeitamente. A este respeito, o objetivo da construção de cenários pode ser descrito, na melhor das hipóteses, como o desenvolvimento de planejadores e não o planejamento em si, porque a intenção não é de formalizar a criação de estratégia s , mas sim melhorar a maneira pela qual os gerentes a fazem. 

CONTROLE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola do planejamento
  • escola planejamento
  • Escola do Planejamento
  • Planejamento de Escola
  • Escola do planejamento
  • Escola do Planejamento
  • Escola do planejamento
  • ESCOLA DO PLANEJAMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!