Escola de Frankfurt

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
Escola de Frankfurt: unindo materialismo e psicanálise na construção de uma psicologia social marginal
Introdução até Um e seus múltiplos: movimentos da Escola de Frankfurt

O corpo teórico daEscola de Frankfurt ou Teoria Crítica se fundou na Alemanha, no ano de 1920 (República de Weimar). Este movimento de ideias foi influenciado por diversos intelectuais da época e de diferentes áreas quebuscavam entender qual a lógica que operava e fundava a modernidade. Dentre vários pensadores que perpassaram este movimento alguns valem ser citados, como Theodor Adorno, Walter Benjamin, HerbertMarcuse, Max Horkheimer e Franz Neumann. O que unia este grupo de sábios era o desejo de criar uma “Dialética Negativa” de pensar o não-pensado, negando a realidade como ela se mostra, criandopossibilidades de um novo amanhã. O diálogo proposto por eles foi além, procuram sustentar suas ideias mantendo uma interlocução com os grandes filósofos da época, como Friedrich Hegel, Karl Marx, ImmanuelKant e Friedrich Nietzsche.
Eles buscavam criar uma teoria que fosse dinâmica e que fizesse jus a realidade na qual ela estava inserida, uma teoria em constante movimento tal como é a realidade. Dessemodo, a teoria deveria se adequar ao contexto histórico e social no qual está inserido para possibilitar o surgimento de novas pesquisas e reflexões. Os frankfurtianos buscavam entender esta falta queassolava o indivíduo, objetivando considerações que se colocam dialeticamente em construção, remodelando as dificuldades provenientes das novas épocas.
É válido afirmar também que já existiramvários teóricos críticos que combatiam o dogmatismo de pressupostos teóricos, como os provenientes do marxismo e da psicanálise. Contudo, tratar a “teoria crítica” como algo homogêneo é ignorar todas asadversidades que ajudaram a formar tal teoria e seus variados interesses teóricos. A unidade primordial surgiu com o interesse pelo marxismo, buscando teorizar sempre suas questões e preocupações....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola de Frankfurt
  • Escola de Frankfurt
  • Escola de frankfurt
  • A Escola de Frankfurt
  • A escola de Frankfurt
  • A Escola de Frankfurt
  • Escola de frankfurt
  • Escola de Frankfurt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!