ESCOLA DE EDUCA O B SICA HERCILIO BEZ

1409 palavras 6 páginas
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HERCILIO BEZ
Hellen Marcelino
Química

Gravatal, 06/04/2015
CONCLUSÃO

Conclui-se a partir desta prática, os gases são constituídos de pequenas partículas denominadas moléculas que se movimentam desordenadamente em todas as direções e sentidos. O estado de um gás é caracterizado pelo valor de três grandezas físicas: o volume V, a pressão p e a temperatura T, que são denominadas variáveis de estado de um gás. O volume de um gás é devido ao choque das suas moléculas contra as paredes do recipiente, e a sua temperatura mede o grau de agitação de suas moléculas.
Em geral, a variação de uma dessas variáveis de estado provoca alteração em pelo menos uma das outras variáveis, apresentando o gás uma transformação e consequentemente um estado diferente do inicial.
Foi visto também a relação existente entre volume e pressão, que são inversamente proporcionais,como se pôde ver na lei de Boyle. Vale ressaltar a importância da estequiometria para essa experiência,pois sem o seu uso,não seria possível determinar a massa dos compostos utilizados e formados durante a reação já descrita.

GÁS IDEAL

Assim como todos os materiais sólidos e líquidos, os gases sãos compostos por um número gigantescos de átomos e moléculas que se movimentam velozmente, de modo livre e desordenado. No entanto, é impossível escrever equações de movimento dessas partículas e tentar acompanhar o movimento de cada uma delas, este movimento é denominado agitação térmica.
Há ocorrência de interação apenas durante as colisões, que são perfeitamente elásticas; e após esta colisão entre duas partículas, não há perda de energia na forma de calor.Então, para que o gás possa ser dito ideal, deve ter pressão baixa (as partículas devem estar mais afastadas uma das outras) e alta temperatura (as partículas devem vibrar com mais energia).
O estudo do comportamento dos gases resultou em uma relação entre as variáveis: temperatura, pressão, volume e número de mols

Relacionados