ESCOLA DE EDUCA O B SICA PROFESSOR OLAVO CECCO RIGON

364 palavras 2 páginas
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR OLAVO CECCO RIGON
Magistério

OS TEMAS TRANSVERSAIS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

ANA CAROLINA GROSS
TACIANA KAPSELL ROMANI

CONCÓRDIA
2014
Os temas transversais de geografia para o ensino fundamental

O ensino de temas transversais nas escolas é de fundamental importância para a formação do aluno como cidadão ativo em uma sociedade cada vez mais exigente e “democrática”, na qual se deve estimular uma consciência crítica e perspicaz.
A transversalidade é um princípio teórico do qual decorrem várias consequências práticas, tanto nas metodologias de ensino quanto na proposta curricular e pedagógica. Aparece como um princípio inovador nos sistemas de ensino de vários países, porém, a ideia retoma os ideais pedagógicos do início do século, quando se falava em ensino global.
O princípio da transversalidade, busca superar o conceito de disciplina, transbordando do conhecimento científico para o senso comum e do senso comum para o conhecimento científico, sendo assim, não tem rígidos limites em sua abrangência e abordagem, fazendo parte de todos os conteúdos ou matérias.

Ensino de Geografia e de Temas Transversais no IFRN

As instituições de ensino fundamental e médio têm como componente obrigatório em seus currículos a ciência geográfica. Sendo assim, todos os estudantes devem adquirir, ao longo de seu período letivo, conhecimentos a respeito desta importante ciência. A introdução do estudo de temas transversais no ensino implica na inter-relação das disciplinas, com isso a geografia, como todas as outras disciplinas, deve ser trabalhada de forma que contemple, também, os temas sugeridos pelos PCNs.
Na antiguidade o saber geográfico era compartimentado em duas formas de expressão, a vertente histórico-descritiva, que se baseava em narrativas de viagens e descrições regionais para a construção de mapas e rotas de viagens, e a vertente matemático-cartográfico, que tinha como ponto de partida os estudos

Relacionados