Escola das Relações Humanas

Páginas: 11 (2664 palavras) Publicado: 9 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Escola das Relações Humanas
Abordagem Humanística da Administração
Ênfase nas PESSOAS
A origem das relações humanas passa por estudos de fatores do comportamento humano diante da busca de resultadosespecíficos e científicos das organizações.
Podemos citar 3 estudos que marcaram esta escola:
1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração;
2. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas (Sociologia, Psicologia e Antropologia);
3. As conclusões da experiência de Hawthorne.
A abordagem humanística da Administração representa umatransferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos formais da Administração para os aspectos sociológicos do trabalho.
Este estudo compreendeu dois assuntos distintos:
A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A adaptação do trabalho ao trabalhador:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Essa abordagem constituiu-se na mais ferrenha oposição à Teoria Clássica e seus preceitos,pois apresentou evidências da existência de outros aspectos envolvendo a produtividade humana nas organizações, de natureza não mecanicista ou operacional, esta teoria abordou o lado humano das organizações.
Origem da Escola das Relações Humanas
Surgiu em decorrência de estudos realizados em uma fábrica de equipamentos telefônicos, a WesternEletric, localizada em Hawthorne, próximo a cidade de Chicago nos EUA. Foi uma reação, uma tentativa de humanizar o trabalho, conforme seus autores admitiram.
A Teoria das Relações Humanas foi basicamente um movimento de reação e oposição a Teoria Clássica. Em um país democrático como os Estados Unidos, os trabalhadores e seus sindicatos viam aAdministração científica como um meio de exploração dos empregados a favor dos patrões.
Principais figuras:
Elton Mayo (1880-1948): psicólogo australiano que imigrou para os Estados Unidos na década de 20. É considerado o fundados do Movimento das Relações Humanas.
Mary Parker Follet: cientista social precursora nos EUA envolvendo acriatividade, a motivação e a cooperação. Pode-se afirmar ter sido ela um elo de ligação entre a Administração científica e a teoria das relações humanas.
Kurt Lewin: realizou estudos sobre a dinâmica de grupos.

Características da Escola das Relações Humanas________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola de relações humanas
  • escola das relaçoes humanas
  • Escola de Relações Humanas
  • Escola das relações humanas
  • escola de relações humanas
  • escola das relações humanas
  • Escola das relações humanas
  • EScola das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!