Escola das relações humanas

Páginas: 11 (2656 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A Escola das Relações humanas nasceu da necessidade de corrigir-se a tendência à desumanização do trabalho que aconteceu devida a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores tinham que se submeter. Naquela época, num país claramente democrático como os EUA, já era observada a reação dos trabalhadores e seus sindicatos adversa a daAdministração Científica que era interpretada como um meio sofisticado de exploração dos empregados em favor de interesses patronais. Já nesta abordagem, o indivíduo deixa de ser visto como uma peça da máquina e passa a ser considerado como um todo, isto é um ser humano, com os seus objetivos e inserção social própria.
As investigações nas relações humanas abrangeram psicólogos, sociólogos,antropólogos, cientistas políticos, professores e praticantes de administração. A magnitude de seus assuntos foi imensa, mas poucas áreas foram demonstradas. Bastante destaque foi dado aos estudos de grupos informais, satisfação do empregado, tomada de decisão do grupo e estilos de liderança. Apesar das descobertas dos psicólogos sobre a natureza da percepção e motivação e sua introdução na literaturaorganizacional, o foco do movimento de relações humanas recai mais sobre o grupo do que sobre o indivíduo e mais sobre a democracia do que sobre a liderança autocrática. Em contrapartida pouca atenção foi dada a estrutura organizacional.
A escola das relações humanas começou a realçar a importância da satisfação humana para a produtividade. Questões como sentimentos, atitudes e relaçõesinterpessoais passaram a ser focadas, uma vez que teriam uma relação direta com o alcance dos objetivos pretendidos pela organização. O homem passou a ser visto como um ser social, orientado pelas regras e valores do grupo informal.  A partir da concepção do homo social, surgiu a necessidade de um líder que facilitasse a relação das pessoas no grupo e que guia-se o grupo para o alcance dos objetivosorganizacionais. O líder passou, então, a focar-se nas necessidades das pessoas enquanto seres sociais, como forma de atingir as necessidades da organização.
Os Principais Contribuintes: 
  
Chester Barnard (1938): elaboração de uma teoria social de organização;
Elton Mayo (1880-1949): através do estudo de Hawthorne, demostra as relações sociais no trabalho;
Parker Follet (1868-1933): conceitosde motivação a partir da Psicologia Social;
Kurt Lewin (1890-1947): precursor da dinâmica de grupo -estudo de pequenos grupos- importância da interação individual;
Herbert Simon: homem administrativo, importância da cooperação e inter-relação de grupo.

Experiência da Hawthorne 

 A experiência de Hawthorne foi realizada, entre 1927 e 1932 por George Elton Mayo e seus colaboradores em umafábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro Hawthorne e tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção. Com os primeiros resultados, a pesquisa logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes de trabalho, da rotação do pessoal e do efeito das condições físicas detrabalho sobre a produtividade dos operários.
Foi verificado pelos pesquisadores que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. A partir daí, eles tentaram eliminar ou neutralizar o fator psicológico, então estranho e impertinente, motivo pelo qual a experiência se prolongou até 1932, quando foi suspensa devido à crise de 1929. A fábrica da Western ElectricCompany, já desenvolvia uma política de pessoal voltada para o bem estar dos seus operários e com a experiência pretendia, não o aumento da produção, mas sim, conhecer melhor os seus empregados. A experiência se desenvolveu em quatro fases, vistas à seguir:
Primeira Fase 
Na primeira fase da experiência, pretendia-se verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Para isso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola de relações humanas
  • escola das relaçoes humanas
  • Escola das Relações Humanas
  • Escola de Relações Humanas
  • Escola das relações humanas
  • escola de relações humanas
  • escola das relações humanas
  • Escola das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!