escola clássica

Páginas: 8 (1824 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
Escola Clássica

A economia clássica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas políticos Adam Smith e J.S. Mill. Além de Smith e Mill, os principais responsáveis pela formação da economia clássica foram o francês Jean-Baptiste Say (1767-1832), David Ricardo e Robert Malthus (1766-1834). A ideia central da economia clássica é a de concorrência. Embora os indivíduos ajam apenas emproveito próprio, os mercados em que vigora a concorrência funcionam espontaneamente, de modo a garantir (por um mecanismo abstracto designado por Smith como "a mão invisível" que ordena o mercado) a alocação mais eficiente dos recursos e da produção, sem que haja excesso de lucros. Por essa razão, o único papel económico do governo (além do básico, que é garantir a lei e a ordem) é a intervençãona economia quando o mercado não existe ou quando deixa de funcionar em condições satisfatórias, ou seja, quando não há livre concorrência. Segundo a teoria clássica, na economia concorrencial a oferta de cada bem e de cada factor de produção tende sempre a igualar a procura. Em todos os mercados, o elemento que determina esse equilíbrio entre oferta e procura são os preços (o preço do trabalho,nesse caso, seria o salário).
- Long Faire (livre comécio entre as nações)
David Ricardo - “Vantagens Comparativa”











Escola Neoclássica

A escola neoclássica ou marginalista do pensamento económico caraterizou-se pelos contributos que deu para o conhecimento da utilidade de um bem e da sua escassez. Caracterizou-se igualmente pela abordagem microeconómica e pelo forteinstrumentário matemático com que revestia a exposição e fundamentação das suas teorias visando o equilíbrio da economia. 
 O processo começou logo após a publicação do A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda de Keynes, com o Modelo IS/LM primeiramente apresentado por John Hicks em um artigo de 1937 Continuou com as adaptaçõs da lei da oferta e da procura para os modelos de mercado da teoriakeynesiana. Coloca os incentivos e custos como representando um papel persuasivo na forma da tomada de decisão. Um exemplo imediato disso é a teoria do consumidor de demanda individual, que isola como preços (custos) e lucro afetam a quantidade de demanda.

Aos marginalistas se devem conceitos tão importantes como os da elasticidade -preço e o dos rendimentos decrescentes. .

Os principais vultosdesta escola foram Alfred Marshall (1842-1924), Léon Walras (1834-1910), Carl Menger (1840-1921) e Willian Stanley Jevons (1835-1882).
.“Long Faire”
- Marginalistas > Utilidade marginal que gera ao consumidor (teoria do valor de utilidade)
-“Mão invisível” > Estado Gendarme ( zelar para que os mercados funcionam corretamente /segurança)
Escola Marxista

A escola marxista refere-se à escolade pensamento desenvolvida a partir dos escritos do economista, filósofo e teórico político alemão Karl Marx (1818-1883). Marx foi o primeiro pensador a criticar veementemente as escolas de pensamento econômico vigentes em sua época em sua mais importante e aclamada obra: O Capital – crítica a economia política.
Nesta obra o autor analisa as escolas de pensamento econômico existesdesconstruindo-as com sua contra- argumentação certeira. Ao fazer isso Marx teve um tratado sobre a sociedade de sua época e o seu modo de produção vigente (até hoje), o capitalismo.
O método que Marx desenvolve e utiliza em suas análises ficaria, doravante, conhecido como o materialismo histórico dialético.
Karl Marx utilizou-se da dialética de Hegel e o materialismo de Fuerbach , realizando assim umexercício sobre as relações humanas e as instituições que regulavam as sociedades. As principais ideias dessa Escola foram: 
* Valor: baseia-se no tempo de trabalho, na quantidade e qualidade do trabalho que foi requerido na sua elaboração. 
* Trabalho: o homem é um ser ativo e produtivo. O trabalho é uma mercadoria especial para o capitalismo, que ao invés de se desvalorizar, gera riqueza. 
*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola classica
  • Escola Classica
  • Escolas classicas
  • Escola classica
  • A escola classica
  • Escola Clássica
  • A escola clássica
  • Escola Classica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!