Escola Alema Ginastica

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
A Escola Alemã
    A doutrina alemã de educação física preceituava a formação do corpo e a corporeidade como o principais elementos de educação. As escolas nada mais eram que verdadeiros espaços para a formação física dois futuros cidadãos que, através da imponência de sua representação física, poderiam simbolizar a magnitude e a superioridade do Estado germânico, em relação às demais raças emrelação aos demais. Essa filosofia de ensino da Educação Física Escolar, originária na Alemanha logo após sua constituição como Estado Moderno (República de Weimar - 19184) possibilitou a formação de ideais totalitaristas, que culminariam com a rápida inflamação dos princípios nazistas (capitaneados por Adolph Hitler) e fascistas (defendidos pelo ditador Benito Mussolini na Itália) e com adeflagração da 2ª Guerra Mundial.
    O movimento de aproximação pedagógica entre eugenia e atividade física (sobretudo com o esporte) ganhou notoriedade mundial com os Jogos Olímpicos de 1936, ocorridos em Berlim. A exposição dos atletas alemães, normalmente com um biótipo característico, induzia à percepção de uma superioridade genética (“altos, fortes e rápidos”). Essa estratégia foi um importante meiode marketing, difundindo a expansão dessa doutrina ao mundo, com reflexos diretos no Brasil.
    A transmissão das imagens e das notícias (via rádio) dos desempenhos atléticos dos alemães objetivavam espécie de demonstração de força da Alemanha em relação aos demais países, através da exteriorização de uma clara política nacionalista, além da construção de uma imagem de Estado Nação. SIGOLI &JÚNIOR (2004) acreditavam que os Jogos Olímpicos de 1936 foram os primeiros eventos esportivos que utilizaram as competições como ferramentas de divulgação ideológico-política:
    Apesar dos Jogos Olímpicos terem se tornado uma instituição independente, continuaram a ser apropriados por estados nacionais e outras instituições. Este fato pode ser observado na Alemanha nazista durante os Jogos Olímpicosde Berlim, em 1936 (...). Com o desenvolvimento da mídia, o esporte foi englobado pelas estruturas econômicas e tornou-se uma mercadoria cultural (pág. 117).
    A divulgação da Escola Alemã, impulsionada pelos canais midiáticos e os expressivos resultados olímpicos, expunha uma filosofia de práticas de educação física escolar baseada numa completa abnegação das crianças e dos adolescentes aosexercícios físicos, inclusive fora das escolas, com uma forte conotação ideológica, objetivando a formação de corpos e de mentes que viessem a trabalhar em prol do Estado Nação. SHARMAM (1938), que acompanhou como educador ápice da aplicação desta doutrina nas Escolas da Alemanha entre 1930 e 1940, deixou claro em suas palavras a utilização da prevalência da condição física para simbolizar asupremacia de uma raça em relação às outras:
    As escolas de um Estado Nacional deverão dedicar mais horas para o desenvolvimento do corpo. Não deveria passar-se só dia em que o menino não dispusesse de uma hora inteira para o exercício corporal, tanto de manhã como de tarde [...]. Nos membros mais novos da nação, a partir da infância, toda a educação e treino deverão visar incutir em cada qual aconvicção da sua superioridade sobre os demais. a obra educativa do Estado Nacional deverá collocar (sic) em grande proeminência (sic) a formação do caracter (sic) passo a passo com a cultura do corpo [...]. O jovem allemão (sic) do futuro deverá ser a nossos olhos, esbelto e vigoroso, veloz como o lebreu (sic), rígido como o couro, e duro como o aço Krupp (pág. 11).
    A utilização de termos quereforçam e exaltam a condição física, como “esbelto” e “vigoroso”, reforçavam o propósito estético e moral da doutrina alemã, afastando-se do higienismo apregoado pela doutrina francesa. Apesar de ambos os métodos utilizarem a “gymnástica” como forma de práticas de atividade física, a escola francesa almejava uma condição física que possibilitaria uma maior saúde das crianças e adolescentes. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Escola Alemã de Ginástica
  • escola de ginástica alemã
  • Escola alemã de ginastica
  • Escola alemã de ginástica
  • Escola Alemã de Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica Alemã
  • Ginástica alemã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!